sábado, 24 de maio de 2014

TRÊS OBRAS DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O BRASIL




"Após ferrovia que Sarney não fez, Dilma duplica estrada que JK implantou e conclui hidrovia que FHC parou

Por Fernando Brito

A imprensa brasileira, que não perde chance em se lamuriar pelo tal “custo Brasil” e que praticamente comemora as péssimas posições do Brasil nos rankings de competitividade, deu pouquíssima atenção a três obras [lançadas para resolver os problemas] que, há décadas, fazem com que as exportações da agricultura brasileira percam preço mundial por conta dos problemas de frete e que, além disso, tornam as estradas brasileiras na região armadilhas ou sofrimentos tanto para caminhões quanto para ônibus e automóveis.

A primeira foi [concluída], finalmente, com a liberação para operação comercial da Ferrovia Norte-Sul, com 1.500 km – 700 feitos por Lula e 800 por Dilma.

A segunda foi [iniciada com] a licitação, sexta-feira (23), da implantação completa – com pista duplicada -da BR-153, que é nada mais do que a famosa “Belém-Brasília” implantada por Juscelino Kubitschek e ainda hoje precaríssima. São 624,8 quilômetros, entre Anápolis, em Goiás, e Aliança do Tocantins, onde se liga a Palmas, capital do Estado, por uma rodovia estadual. Vai custar R$ 4,3 bilhões, com pedágio de R$ 5 reais para cada 100 km.

E a terceira [será iniciada] na próxima sexta-feira (30), quando serão abertas as propostas para a retirada das rochas do Pedral do Lourenço, um trecho de rio de 43 km, próximo a Marabá que impede a utilização perene das eclusas de Tucuruí, obra que se arrastou por todos os governos entre Geisel e FHC e que Lula terminou em 2010. Elas [eclusas], porém, só servem à navegação entre dezembro e maio, época das chuvas, quando o Rio Tocantins está cheio.

As três obras vão mudar completamente o fluxo de grãos, do porto de Santos para o de Barcarena, no Pará, e Itaqui, no Maranhão, este mais ligado ao minério.

Necessárias para um país que ampliou a sua produção de grãos em mais de 60% em 10 anos e duplicou as suas exportações no mesmo período."


FONTE: escrito por Fernando Brito em seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/?p=17614)

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