domingo, 1 de junho de 2014

BRASIL JÁ É O 2º DO MUNDO EM BIODIESEL

Aumento de percentual de biodiesel representa avanço na geração de energia renovável, emprego e renda

"A Medida Provisória que aumenta a adição obrigatória do biodiesel ao óleo diesel, é um avanço na construção de matriz energética mais limpa para o Brasil, é o que avalia o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, em entrevista ao Blog do Planalto. A medida, anunciada na quarta-feira (28) pela presidenta Dilma Rousseff em cerimônia no Palácio do Planalto, aumenta a mistura de biodiesel no diesel obrigatória, dos atuais 5%, para 6% a partir de 1º de julho e para 7% em 1º de novembro.

Um momento importante, 40% a mais de biodiesel no diesel. Isso significa que nós avançamos na energia renovável dentro da matriz de combustíveis do nosso país, e na medida em que avançamos com a participação das energias renováveis, menos poluentes, nós estamos avançando na construção de uma matriz energética mais limpa para o Brasil. A presidenta Dilma Rousseff reafirma aqui o compromisso estratégico do seu governo com essa grande agenda ambiental do século XXI, o que é muito positivo para o país e para o planeta”, afirmou.

O ministro ainda destacou que a medida diminui a dependência da importação de diesel e gera emprego e renda no mercado interno.

Mais renda para o nosso país. O Brasil ainda importa diesel. Com essa medida, deixamos de importar parte do diesel que nós importamos, e passamos a produzir dentro do nosso país com os nossos produtores agrícolas, produtores familiares, pequenos, médios, grandes produtores, que passam a abastecer esse mercado de combustíveis no país. Portanto, deixamos de colocar divisas brasileiras para fora e esse dinheiro é aplicado na aquisição dentro do país, de produção agrícola, gerando produção, gerando renda, dinamizando as indústrias do biodiesel no nosso país. (…) Com essa medida, o Brasil passa a ser o segundo produtor de biodiesel”, disse.

O presidente da "Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel", Odacir Klein, também falou sobre o ganho ambiental que a medida representa e os reflexos na economia.

O uso do biodiesel em relação ao óleo diesel, diminui em 70% as emissões de gases de efeito estufa. (…) Cada 1% de aumento de mistura obrigatória, representa em termos ambientais, o equivalente ao plantio de 7,2 milhões de árvores, o que significa que 2% representa aproximadamente 15 milhões de árvores plantadas. São dados altamente significativos no que diz respeito a essa questão ambiental. (…) O programa tem reflexos na agricultura familiar. Diminui a necessidade de importação de óleo diesel (…) aumenta o PIB pela geração de empregos internos, libera farelo para a produção de aves, de suínos, para a produção de proteínas animais e ao mesmo tempo faz que nós tenhamos desenvolvimento no país, com mais emprego, mais renda”, falou."

FONTE: Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/aumento-de-percentual-de-biodiesel-representa-avanco-na-geracao-de-energia-renovavel-emprego-e-renda/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário