sábado, 19 de julho de 2014

AVIÕES XINGU DA EMBRAER: 30 ANOS DE SUCESSO NA MARINHA E FORÇA AÉREA DA FRANÇA



EMB-121 Xingu alcança a marca de 30 anos de operações na Força Aérea Francesa

"Farnborough, Reino Unido, julho de 2014 - A Embraer Defesa & Segurança comemora a marca histórica, neste mês, de 30 anos de operações do EMB-121A Xingu na Força Aérea Francesa (Armée de l’Air) e na Marinha Francesa (Marine Nationale). O Xingu, operado pela École de l’Aviation de Transport (EAT) francesa, a partir da Base Aérea 702 em Avord, França, foi utilizado até o presente momento para treinar mais de 1.900 cadetes franceses, bem como pilotos dos países: Bélgica, Burkina Fasso, Camarões, Gabão, Luxemburgo e Madagascar..

O EMB-121 Xingu pousou pela primeira vez na Base Aérea 702 no dia 29 de março de 1983 como aeronave de treinamento para substituir o Dassault 312 Flamant. Em 1984, a primeira turma de pilotos recém-qualificados concluiu o treinamento. Desde então, mais de 330 mil horas de voo foram acumuladas pelos 43 Xingus da EAT e, hoje, um total de 33 aeronaves continuam em operação.

Temos muito orgulho em estar juntos com a Força Aérea Francesa na comemoração desse marco de 30 anos de operações com o Xingu. É também uma conquista histórica para a Embraer”, disse Jackson Schneider, Presidente & CEO, Embraer Defesa & Segurança. “Apoiar, durante mais de 30 anos, uma frota que é operada por uma força aérea como a da França demonstra o rigor da Empresa em atender às necessidades operacionais e reflete o compromisso da Embraer em construir fortes relacionamentos com seus clientes no suporte da aeronave em todo o seu ciclo de vida”.

Em 2012, a Força Aérea Francesa lançou um programa de modernização para estender a vida operacional dos Xingus até 2025, atualizando a aviônica. Isso manterá o Xingu em operação por 42 anos consecutivos, fato raro na indústria aeronáutica. O suporte técnico da aeronave é realizado pela Embraer, por meio de peças sobressalentes e documentação, em conjunto com a Daher-Socata da França, responsável pelo suporte logístico, e a Airbus Defence & Space, fornecedora da manutenção.

Estamos muito satisfeitos com o Xingu. O avião ainda possui qualidades inegáveis que o tornam perfeitamente adequado para suas missões”, disse Serge Soulet, Comandante da Força Aérea e do Suporte da Força Aérea. “As novas características do Xingu que agora vem equipado com nova aviônica, junto com as qualidades de voo da aeronave original, permitem que os pilotos façam a transição entre seu treinamento inicial e a operação em aeronaves militares mais modernas, como o A400M ou o MRTT”.

Sobre o EMB 121 Xingu

O EMB 121 Xingu, batizado com o nome de uma tribo indígena brasileira e de um rio na Amazônia, foi desenvolvido sobre a plataforma do turboélice Embraer Bandeirante. Projetado para o mercado de aviação executiva, com capacidade para até oito passageiros, o Xingu foi a primeira aeronave pressurizada fabricada no Brasil. A pressurização permitiu que o avião voasse a uma altitude de 8.534 metros (28.000 pés), acima das nuvens e da maioria das turbulências atmosféricas, enquanto mantinha uma pressão interna equivalente a 2.438 metros (8.000 pés), garantindo assim o conforto dos passageiros.

Embora a estrutura do avião fosse baseada no Bandeirante, o Xingu foi equipado com motores mais potentes. Outra inovação foi a cauda do Xingu, em forma de “T”, na qual o estabilizador horizontal foi colocado na parte superior do estabilizador vertical. Dessa forma, o turbilhão (ou sopro) dos hélices não afeta o estabilizador horizontal, garantindo níveis mais baixos de vibrações e ruídos.

O primeiro protótipo do Xingu, prefixo PP-ZXI, realizou seu primeiro voo em 22 de outubro de 1976, antes que fosse modificado com uma cabine pressurizada. A apresentação oficial da aeronave ocorreu na Embraer, em 4 de dezembro do mesmo ano. Em maio de 1977, o Xingu melhorado fez um voo bem-sucedido com a cabine pressurizada.

O primeiro cliente foi a Força Aérea Brasileira (FAB), que selecionou a aeronave para operar com o Grupo de Transporte Especial (GTE), baseado em Brasília. O protótipo do Xingu foi o primeiro avião fabricado no Brasil a atravessar o Oceano Atlântico, junto com um Bandeirante, nas cores da companhia aérea regional francesa, Air Littoral, em 26 de maio de 1977. O Xingu foi certificado em 1979 e, desde então, a aeronave tem sido bem recebida no mercado internacional."

FONTE: site "DefesaNet" (http://www.defesanet.com.br/fia/noticia/16039/EMB-121-Xingu-alcanca-a-marca-de-30-anos-de-operacoes-na-Forca-Aerea-Francesa/).





COMPLEMENTAÇÃO

Do PORTAL "AVWEB.COM" (EUA)


EMB-121 Xingu Celebrates 30 Years of Operations With the French Air Force

"Farnborough, UK, July 16, 2014 - Embraer Defense & Security this month celebrates the historic milestone of 30 years operations of the EMB-121A Xingu with the French Air Force (Armee de lAir) and French Navy (Marine Nationale). The Xingu, operated by the French École de Aviation de Transport (EAT) from Airforce Base 702 in Avord, France, has, to date, been used to train more than 1,900 cadets from France but also pilots from Belgium, Burkina Faso, Cameroon, Gabon, Luxembourg, and Madagascar.

The EMB-121 Xingu first landed at Air Force Base 702 on March 29th, 1983 as a training aircraft replacement for the Dassault 312 Flamant. In 1984, the first batch of newly qualified pilots concluded their training. Since that time, over 330.000 flight hours have been flown by the 43 Xingus of EAT and today, a total of 33 aircraft remain in operation.

"We are very proud to stand shoulder to shoulder with the French Air Force in celebrating this milestone of 30 years of operations of the Xingu. It is a historic achievement for Embraer too," said Jackson Schneider, President & CEO, Embraer Defense & Security. "Supporting a fleet over 30 years operated by an Air Force, such as Frances, demonstrates rigor in its demanding operations, and reflects Embraers commitment to building strong relationships with its customers to support the aircraft throughout its entire life cycle."


In 2012, the French Air Force launched a modernization program to extend the operational life of the Xingus to 2025 through modernizing the avionics. This will keep the Xingu aircraft in operation for 42 consecutive years - a rarity in the aerospace industry. The support of the aircraft is carried out by Embraer, providing spare parts and technical documentation and support in cooperation with Frances Daher-Socata (supporting the logistics) and Airbus Defence & Space as the maintenance provider.

"We are very satisfied with the Xingu which continues to have undeniable qualities that make it perfectly suited for the job," said General de Corps Aérien Serge Soulet, Commandant des forces aeriennes et du soutien des Forces aeriennes. "The new features of the Xingu, now equipped with a new avionics system, together with the flight qualities of the original, allow pilots to effectively bridge the gap between their initial training and the flying of military aircraft, even the most modern such as the A400M or the MRTT".

About the EMB 121 Xingu
The EMB 121 Xingu, named after a Brazilian indigenous tribe and a river in the Amazon, was developed on the Embraer Bandeirante turboprop platform. Designed for the executive transportation market, with a capacity for up to eight passengers, the Bandeirante was the first pressurized aircraft to be built in Brazil. The pressurization allowed the airplane to fly at an altitude of 28,000 feet (8,534 meters), above cloud formations and most atmospheric disturbances, while maintaining an internal pressure equivalent to 8,000 feet (2,438 meters), thus ensuring passenger comfort.

Although the structure of the airplane was based on the Bandeirante, the Xingu was fitted with more powerful engines. Another innovation was the Xingus T-shaped tail, whereby the horizontal stabilizer was placed at the top of the vertical fin. In this way, the wash of the propellers did not affect the horizontal stabilizer, ensuring lower vibration and noise levels.

The first prototype of the Xingu, tail number PP-ZXI, made its first flight on October 22, 1976, before it was modified with a pressurized cabin. The official presentation of the aircraft took place at Embraer, on December 4, that same year. In May 1977, the enhanced Xingu successfully flew with a pressurized cabin.

The first customer was the Brazilian Air Force (Forca Aerea Brasileira - FAB), which selected the aircraft to serve with the Special Transportation Group (Grupo de Transporte Especial - GTE), headquartered in Brasilia. The prototype of the Xingu was the first Brazilian-made airplane to cross the Atlantic, together with a Bandeirante, in the colors of French regional airline, Air Littoral, on May 26, 1977. The Xingu was certified in 1979, and has since enjoyed excellent acceptance on the international Market.

FONTE da complementação: do portal "AVWEB.COM" (EUA). Transcrito no portal da FAB  (http://www.fab.mil.br/notimp#n77319).

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