Foguete brasileiro é lançado com sucesso na Suécia
"O foguete brasileiro VSB-30 lançou com sucesso, domingo à noite, o experimento científico europeu Cryofenix, desenvolvido pela Agência Espacial Francesa (CNES) e pela empresa Air Liquide Advanced Technologies.
O lançamento do foguete aconteceu no domingo à noite da base de Esrange, na Suécia.
A pesquisa vai analisar o comportamento do hidrogênio líquido em condições de microgravidade no espaço. Os resultados do projeto vão auxiliar os pesquisadores no desenvolvimento das futuras evoluções dos motores do foguete europeu Ariane com combustível líquido.
O vice-diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE, do DCTA, da FAB), responsável pelo desenvolvimento do VSB-30, coronel Augusto Luis de Castro Otero, informou que o foguete atingiu apogeu de 265 quilômetros, conforme o previsto. A carga útil do foguete, o experimento Cryofenix, segundo ele, também foi recuperada com sucesso.
O VSB-30 é um veículo suborbital (não entra em órbita), com dois estágios movidos a propelente sólido e capacidade para transportar cargas científicas e tecnológicas de 400 quilos até uma altura de 270 quilômetros.
Desde 2009, o foguete brasileiro já realizou 14 lançamentos bem sucedidos, sendo onze deles na Europa e os demais no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O VSB-30 foi concebido a partir de uma demanda do Centro Espacial Alemão (DLR), que precisava de um substituto para o foguete Skylark 7, no Programa Europeu de Microgravidade.
Cerca de 80% dos componentes do VSB-30 são produzidos pela indústria espacial brasileira. “O sucesso de mais um lançamento ratifica a confiança que os europeus têm no veículo e a disposição da Agência Espacial Europeia de continuar utilizando o foguete em suas missões científicas e tecnológicas”, disse o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Brigadeiro Alvani Adão da Silva.
Foguetes suborbitais brasileiros: O VSB-30, medindo 13m, é o 6º da esquerda para a direita
TAMBÉM NA NORUEGA
TAMBÉM NA NORUEGA
Na semana passada, outro foguete fabricado no Brasil, o VS-30/Orion, também lançou com sucesso o experimento atmosférico europeu ICI-4. O lançamento foi realizado da base de Andoya, na Noruega.
VS-30/Orion
O experimento lançado pelo foguete foi desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA) com o objetivo de investigar os efeitos dos fenômenos da aurora boreal nos sistemas de navegação e comunicação por satélite que atuam sobre a região da América do Norte."
FONTE: do jornal "Valor". Transcrito no portal da FAB (http://www.fab.mil.br/notimp#n86519).
COMPLEMENTAÇÃO
Foguete brasileiro testa combustível
[Trechos de reportagem de Virgínia Silveira, de São José Dos Campos, publicada há três semanas no jornal "Valor"]:
[...] a operação de lançamento do foguete brasileiro, batizada de "Cryofenix", acontecerá na base de lançamento de Esrange, a 200 quilômetros do Círculo Polar Ártico, na Suécia.
O VSB-30 é um veículo suborbital, com dois estágios a propulsão sólida e capacidade para transportar cargas científicas e tecnológicas, de 400 kg, até um altitude de 270 km. Para experimentos de microgravidade, o foguete permite que a carga permaneça até seis minutos acima da altitude de 110 km.
O foguete foi produzido em conjunto com o DLR para atender a uma demanda do Programa Microgravidade da Agência Espacial Europeia (ESA). Antes do VSB-30, o DLR utilizava os foguetes britânicos Skylark para enviar seus experimentos ao espaço, mas o modelo teve sua produção descontinuada. Cerca de 80% dos seus componentes são fornecidos pela indústria espacial brasileira.
A parceria dos pesquisadores brasileiros do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, do Comando da Aeronáutica) com o programa de microgravidade dos europeus existe desde 2001. Até o momento, o foguete VSB-30 já realizou 14 lançamentos bem sucedidos, sendo 11 a partir do centro de Esrange e três no Brasil, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
Segundo o site da empresa SSC, estão previstos outros seis lançamentos de experimentos este ano com o foguete VSB-30, a partir de Esrange. Em uma das missões, prevista para ocorrer entre julho e agosto, será usado um foguete novo, o VS-30/Orion, que utiliza um motor brasileiro, o S-30 no primeiro estágio, e um norte-americano, o Improved Orion, no segundo estágio.
Uma comitiva de representantes do DCTA embarcou para a Suécia na semana passada para acertar os últimos detalhes da missão do VSB-30 e assinar um acordo de parceria com a SSC. O acordo prevê o intercâmbio de informações e de recursos humanos na área de desenvolvimento e de operações de lançamento, assim como de tecnologias de propulsão espacial e de propelentes ecológicos, entre outros projetos.
O acordo do DCTA com a SSC também prevê a construção de um sítio de lançamento para o foguete brasileiro VLM (Veículo Lançador de Microssatélites), em Esrange.
VLM
O projeto do VLM avançou no final de dezembro com a assinatura de um acordo com a Funcate (Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais), que vai permitir a contratação dos primeiros parceiros industriais do projeto: a Avibras e a Cenic. "O projeto VLM-1 foi concebido para ter a participação da indústria desde as primeiras fases do seu desenvolvimento", disse o diretor do DCTA, brigadeiro do ar Alvani Adão da Silva.
O foguete foi desenvolvido em parceria com o DLR visando atender à demanda crescente para o lançamento de "cubesats" (satélites de menor porte em forma de cubos) e microssatélites (até 150 kg). Em 2014, segundo Silva, foram investidos R$ 10 milhões no desenvolvimento do VLM.
"Os recursos necessários para contratar a fabricação de motores e outros subsistemas com indústrias nacionais é de R$ 85 milhões nos próximos anos" disse Silva. A realização do primeiro voo do foguete, segundo ele, está prevista para acontecer 27 meses a partir da contratação das indústrias."
FONTE da complementação: do jornal "Valor". Transcrito no portal da FAB (http://www.fab.mil.br/notimp#n85741), [Imagens do google e trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].
"...FOGUETE BRASILEIRO LANÇADO COM SUCESSO NA SUÉCIA... De uma coisa eu tenho certeza: É uma péssima notícia. Cada vez mais a Dilma se mostra PRÓ-OTAN, PRÓ-ISRAEL, PRÓ-EUA, PRÓ-Piratas, PRÓ-Parasitas.
ResponderExcluirDilma e Lula são duas tragédias.
"...FOGUETE BRASILEIRO LANÇADO COM SUCESSO NA SUÉCIA... De uma coisa eu tenho certeza: É uma péssima notícia. Cada vez mais a Dilma se mostra PRÓ-OTAN, PRÓ-ISRAEL, PRÓ-EUA, PRÓ-Piratas, PRÓ-Parasitas.
ResponderExcluirDilma e Lula são duas tragédias.
Ao Probus,
ResponderExcluirEu não vejo assim. Ao desenvolver foguetes suborbitais, independentemente de onde os esteja lançando, o Brasil está se capacitando em tecnologias de ponta e agregando valor em inúmeras áreas civis e de autodefesa. O benefício maior é o "spin off".
No Brasil de hoje, ao não apoiar Lula e Dilma, estaremos inevitavelmente apoiando a maligna direita antinacional, um milhão de vezes pior que Lula e Dilma. Não se iluda.
Maria Tereza