quarta-feira, 1 de abril de 2015

QUANDO UM AVIÃO É VELHO DEMAIS PARA VOAR?



             Airbus A320 da Germanwings

Caso "Germanwings": quando um avião é velho demais para voar?

Da agência estatal britânica de notícias BBC, com dados da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo)

"Após o desastre de avião da 'Germanwings', que caiu nos Alpes franceses matando as 150 pessoas a bordo, foi divulgado que a aeronave envolvida, um Airbus A320, estava voando havia 24 anos.

Embora se conheça o papel do copiloto Andreas Lubitz, suspeito de derrubar o avião, uma questão que veio à tona é se há um limite para o tempo de vida de um avião.

Talvez 10 anos? 20? 30 seria demais?

É difícil determinar exatamente quantos anos se pode voar uma aeronave sem que o tempo que esteve em serviço seja um risco para os passageiros e tripulantes.

"Na indústria da aviação, não existe um número específico de anos que determina que é seguro usar ou não uma aeronave, seja qual for o modelo", disse Paul Hayes, diretor de segurança da aviação "Ascend", uma consultoria em aspectos internacionais relacionadas com a aviação.

"Não existe um calendário, um determinado número de voos ou quilometragem, afirmando que, depois de um momento, a aeronave deve parar de funcionar", disse o especialista à "BBC News".

Velhos?

Existem aviões que foram construídos na década de 50 que ainda são utilizados.

É o caso de bombardeiro militar B-52, um modelo que a Força Aérea dos EUA mantém em serviço, embora seu primeiro voo tenha ocorrido em 1952.


                              B-52
Seus pilotos são geralmente muito mais jovens do que a aeronave em si.

Hayes dá um outro exemplo: "Os Douglas C-47 (avião de transporte militar que data da Segunda Guerra Mundial) foram produzidos nos anos 40. Dos cerca de 12 mil construídos nessa época, metade ainda está operando." [Há 75 anos]


                           Douglas C-47

Mas como garantir que uma aeronave que tenha sido usada por décadas não é perigosa?

A chave, de acordo com especialistas em aviação, é a manutenção adequada do avião. E a frequência, rigor e cuidados são essenciais.

Revisões

"As revisões que requerem uma determinada aeronave dependem do tipo da aeronave", disse à BBC um porta-voz da "Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido".

"E é a empresa que produz o avião que determina a frequência e características das inspeções que são necessárias. É por essa razão que não se pode falar de um cronograma de manutenção único," acrescenta.

Em termos muito gerais, inspeções diárias após cada pouso e no final do dia são realizadas.

Além disso, há inúmeras outras revisões específicas que ocorrem em intervalos anuais.

Dinheiro

O ponto fundamental que, na maioria dos casos, determina a vida útil de um avião é a questão econômica.

A frequência das sessões de manutenção exigidas pelo dispositivo, a disponibilidade de peças de reposição, o custo e quantidade de combustível que a aeronave necessita são alguns dos fatores que são levados em conta para definir quanto tempo um avião vai voar.

E muitas vezes a manutenção vai custando cada vez mais com o passar dos anos.

"Em muitos casos, os aviões de passageiros chegam ao final de sua "vida econômica" aos 24 anos, desde que sejam mantidos adequadamente", diz Hayes à BBC.

"Após esse tempo, eles geralmente passam a ser utilizados como aviões de carga."

No entanto, a identificação de elementos específicos para quantificar a "vida econômica" de um avião é extremamente difícil, como demonstra uma análise feita pela companhia aérea americana "Boeing".

"O conceito de vida útil a partir de uma perspectiva econômica é determinado por parâmetros conceituais como o modelo de negócio da companhia aérea, o planejamento que existe em relação à frota, fatores econômicos presentes no momento da compra do equipamento e o estudo da operação geográfica, entre outros", diz o relatório da "Boeing".

A vida útil de um avião

Em geral, a vida útil de uma aeronave é de 25 anos. Isso se aplica a mais de 3.000 aeronaves comerciais que estão ainda em uso no momento.

O cálculo da vida varia muito, um fator importante é o modelo de negócio da empresa.

Estima-se que, ao longo dos próximos 20 anos, cerca de 12.000 aeronaves serão aposentadas.

A segurança (condições das peças do avião), impacto ambiental, a reputação da empresa e a facilidade com que você pode operar a aeronave também são elementos que ajudam a determinar o fim da vida útil do aviões."

FONTE: da agência estatal britânica de notícias BBC, com dados da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo). Transcrito no portal da FAB. (http://www.fab.mil.br/notimp#n87612). [Imagens do google acrescentadas por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário:

Postar um comentário