sábado, 27 de fevereiro de 2016

APRESENTADO NOVO JATO E-2 190 DE PASSAGEIROS DA EMBRAER


No rollout do E-2, Comandante da Aeronáutica destaca política que colocou Brasil na era da tecnologia

Da Agência Força Aérea
:
Novo jato apresentado pela Embraer economiza 16% de combustível e 20% nos custos de manutenção

"O KC-390, maior avião produzido pelo Brasil, acompanhado por sete aeronaves da Esquadrilha da Fumaça, abriu o evento que apresentou na quinta-feira (25/02) a nova geração de jatos comerciais com até 130 passageiros. Batizado de E-2 190, a aeronave tem asas mais alongadas – aerodinamicamente mais avançadas - , motores maiores e deve reduzir em 16% o consumo de combustível e de emissão de gases poluentes, além de 20% de economia nos custos de manutenção.

É uma satisfação muito grande ver o E-2 fazer o seu "rollout" [apresentação] hoje. Isso comprova que os conceitos e a estratégia que nasceram lá no tempo no Brigadeiro Montenegro [Marechal do Ar Casemiro Montenegro – fundador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica nos anos 50] foram corretas. Vimos pelos aviões que sobrevoaram aqui, desde o Ipanema, o Legacy, o [jato] 190 e o KC-390 escoltado pelos A-29 [Super Tucano] que isso foi uma política correta e o Brasil entrou definitivamente na era da tecnologia”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

A tecnologia de comandos eletrônicos do avião, o "fly by wire" na versão completa, e trem de pouso em aço e titânio, por exemplo, são alguns dos itens que estão no KC-390 e também foram incorporadas à aeronave E-2.



          E-190 E2 (Representação artística)

O presidente da Embraer, Frederico Curado, definiu como “simbiose positiva” o uso dual de tecnologias na aviação para uso em aeronaves civis e militares. O que ocorre desde o projeto AMX da década de 80, cujas tecnologias foram empregadas nos jatos 145 e 170. O KC-390 se beneficiou da experiência em desenvolvimento de aeronaves comercias. “É uma evolução. A cada produto novo vamos incorporando tudo de bom que foi aprendido, seja militar ou civil. O KC-390 está nesse processo de evolução. Hoje, ele é o avião, junto com o E-2, mais moderno que temos, de última geração ”, afirmou. De acordo com Curado, o processo de certificação do KC-390 será no final de 2017 e do E-2 em 2018.



   KC-390 e 7 A-29 da Esquadrilha da Fumaça

A Embraer é líder mundial no segmento de jatos comerciais com até 130 assentos. Seus aviões estão em mais de 60 empresas aéreas em cerca de 50 países. Já na área militar, o projeto KC-390 é um importante passo. “Na área militar somos muito pequenos. O KC-390 e sua sofisticação e tamanho, eu costumo dizer que é um avião de gente grande. Isso puxa a Embraer e a Força Aérea Brasileira, que especificou o avião, para um nível diferenciado no mundo. Não são muitos países que têm a capacidade de desenvolver um avião como o KC-390”, finaliza.

O evento em São José dos Campos (SP), em uma das plantas industriais da empresa, reuniu o segmento da aviação mundial. Fornecedores, potenciais clientes e parte dos 10 mil funcionários do local acompanharam a cerimônia. Aviões produzidos pela empresa sobrevoaram o local do evento.

Números E2


Foram investidos USD 1,7 bilhões no projeto E-2. A previsão de entrada em operação do E-190 E2 é para o primeiro semestre de 2018. Desde o lançamento do projeto em 2013, a empresa recebeu 640 pedidos de compra e 373 opções e direitos de compra. Segundo Curado, a Embraer nunca teve um avião com tamanha demanda com dois anos de antecedência. O mercado de jatos entre 70 e 130 assentos entre os anos de 2015 e 2034 é de 6.350 aviões."

FONTE: da Agência Força Aérea  (http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/24871/AVIA%C3%87%C3%83O%20%E2%80%93%20No%20rollout%20do%20E-2,%20Comandante%20destaca%20pol%C3%ADtica%20que%20colocou%20Brasil%20na%20era%20da%20tecnologia).

COMPLEMENTAÇÃO

Embraer aumenta alcance do seu novo jato, o E195-E2


Por Virgínia Silveira, no jornal "Valor" 

"SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP) - O novo jato E195-E2 da Embraer, programado para entrar em serviço em 2019, terá alcance maior, informou a empresa na quarta-feira. A mudança prevê aumento de 450 milhas náuticas (mn) no alcance, que passará de 2 mil mn (ou 3,8 mil quilômetros) para 2.450 mn (ou 4,6 mil quilômetros) transportando o mesmo número de passageiros. A aeronave, que já começou a ser montada na fábrica da companhia, em São José dos Campos (SP), poderá acomodar até 132 passageiros.

Para atingir o novo alcance, a Embraer afirmou que foi necessário fazer uma extensão de 70 centímetros em cada asa. “Com as modificações feitas no E195-E2, cada aeronave da segunda geração de jatos comerciais da Embraer terá agora uma asa diferente”, declarou um porta voz da aviação comercial da fabricante.

A nova família de jatos da Embraer foi apresentada oficialmente na quinta-feira para clientes e imprensa. Segundo a Embraer, o evento contou com a presença de representantes de pelo menos 60 companhias aéreas operadoras dos jatos fabricados pela empresa. Os principais operadores dos E-Jets poderão conferir as novidades incorporadas no primeiro protótipo do E190-E2, de 106 lugares. O segundo protótipo do modelo também está em fase final de montagem.

Com investimento de US$ 1,7 bilhão, o programa dos E-Jets E2 foi lançado em junho de 2013. Desde então, alcançou uma carteira de 267 pedidos firmes, além de 373 opções e direitos de compra. A família atual de E-Jets da Embraer opera com cerca de 70 clientes em 50 países.

A Embraer está com a produção preenchida para este ano e mais de 85% da capacidade da linha vendida para 2017. Com uma carteira de US$ 22,5 bilhões em pedidos firmes, a fabricante brasileira detém hoje a liderança de mercado mundial no segmento de 70 a 130 assentos, com 62% de participação nas entregas e 53% nas vendas."


FONTE: escrito por Virgínia Silveira, no jornal "Valor". Transcrito pela Agência Força Aérea (http://www.fab.mil.br/notimp#n99569).

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