Estou esperando há alguns dias ler a publicação nos jornais, e ver a divulgação nas redes de TV, da retratação e do pedido de desculpas pela grave transgressão de transmitir erro de informação ao público, dolosa ou culposamente. Até agora, nada.
Lembro-me muito bem que os noticiários da TV e os jornais imputaram ao governo Lula a culpa pelo acidente da TAM em Congonhas-SP no ano passado, enfática e insistentemente, com toda clareza, desde as primeiras cenas do acidente.
Para toda a imprensa, foi a liberação da nova pista de pouso sem o tal de “grooving” (ranhuras) o fator causador do acidente. Os culpados foram, para a mídia, a estatal INFRAERO, a ANAC e o Ministério da Defesa. Portanto, o culpado foi o governo Lula. Alguns meios de comunicação já queriam o presidente Lula preso por crime de assassinato em massa.
O tradicional e forte interesse político-partidário-econômico direitista da grande mídia atropelou tudo, principalmente a verdade.
Não exagero.
Citarei apenas um dos milhares de exemplos que poderiam ser listados.
O jornal Folha de São Paulo de 19 de julho de 2007, com o destaque e a chamada na 1ª página, publicou:
“O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME”
”Gostaria imensamente de ter minha dor amenizada por uma manchete que estampasse, em letras garrafais, "GOVERNO ASSASSINA MAIS DE 200 PESSOAS". O assassino não é só aquele que enfia a faca, mas o que, sabendo que o crime vai ocorrer, nada faz para impedi-lo. O que ocorreu não pode ser chamado de acidente, vamos dar o nome certo: crime.... Refiro-me às autoridades (in)competentes, inapetentes de trabalho gestor. Refiro-me ao presidente Lula”.
Esse texto nem mesmo era de um especialista em aviação ou em infra-estrutura aeroportuária, mas de Francisco Daudt, um psicanalista ou proctologista, não tenho certeza da sua especialidade médica... Também, não interessava aos jornais e TVs quem falava e o quê. Valia tudo que contribuísse para derrubar o Presidente Lula.
Domingo passado, vários jornais mencionaram o resultado parcial das investigações da Polícia do Estado de São Paulo. Contudo, sem o mesmo estardalhaço com que antes acusaram o Presidente Lula pelo fato de a pista de Congonhas não ter “grooving”.
Transcrevo trechos da matéria de Elder Ogliari, de 18/05/2008, do jornal “O Estado de São Paulo”:
“DELEGADO DIZ A FAMILIARES QUE MANETE CAUSOU ACIDENTE”
“O delegado Antônio Barbosa, do 27º Distrito Policial de São Paulo, confirmou aos familiares das vítimas do vôo 3054 da TAM que o acidente que matou 199 pessoas em 17 de julho do ano passado foi provocado, entre outras causas, pela posição de um dos manetes, que manteve a turbina direita do avião [AirBus] em aceleração durante a aterrissagem no Aeroporto de Congonhas. “Foi o fator principal, mas não sabemos se ocorreu por erro do piloto ou falha do equipamento”.
(...) “Na reunião, os familiares também ouviram o perito em segurança de vôo Antônio Nogueira dizer que a pista estava em boas condições e que provavelmente o problema tenha ocorrido na aeronave.”
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