A agência francesa France Presse (AFP) publicou hoje, e o portal UOL postou há poucos minutos, uma notícia importante. Grandes e novas reservas de petróleo foram descobertas no Irã. Mais importante ainda é a conseqüência subentendida da informação da AFP, que é o título acima desta nossa postagem.
RESERVA PETROLÍFERA DE UM BILHÃO DE BARRIS É DESCOBERTA NO IRÃ
“Teerã, 13 Jul 2008 (AFP) - Uma reserva de petróleo de mais de um bilhão de barris foi descoberta na província de Khuzestan, no sudoeste do Irã, informou neste domingo o ministro iraniano do Petróleo, Golam Hosein Nozari, citado pela agência Shana.
A reserva contém 1,1 bilhão de barris de "sweet crude oil", dos quais 233 milhões são recuperáveis, e fica perto da cidade de Andimeshk, na província de Khuzestan, fronteira com o Iraque, afirmou o ministro, sem dar mais detalhes.
O "sweet crude oil" é um petróleo de boa qualidade que contém menos de 0,5% de enxofre.
O Irã é o quarto maior produtor mundial de ouro negro, e o segundo maior da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
Em fevereiro, o país começou a exploração de sua maior reserva terrestre, Azadegan, cuja capacidade é estimada em 42 bilhões de barris.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário