Este blog já expressou muitas vezes, e aqui repete, o mal já feito aos brasileiros pelo governo PSDB/FHC/DEM-PFL ao vender para estrangeiros, especialmente dos EUA, por valor quase simbólico, grande parte da propriedade da Petrobras. Mais ainda, ao garantir a posse do petróleo brasileiro às multinacionais beneficiadas por dadivosas medidas.
O governo FHC tentou muito, mas não conseguiu passá-la totalmente para os grandes grupos internacionais. Ainda há um resto de esperança de reverter esse quadro danoso.
Parece-me que o governo Lula percebeu e está atacando esse gravíssimo problema que o Brasil herdou dos tucanodemos.
O jornal “O Estado de São Paulo” publicou ontem:
GOVERNO PROIBIRÁ CONCESSÕES EM SUPERCAMPOS DE PETRÓLEO
“O governo definiu que empresas privadas não vão receber novas concessões para explorar as gigantescas reservas recém-descobertas na Bacia de Santos, em área conhecida como camada do pré-sal.
Os contratos já assinados, porém, serão respeitados.
A gestão de todos os contratos referentes às novas reservas ficará a cargo de uma estatal que será criada por meio de projeto de lei.
A chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, vão negociar mo Congresso a aprovação do projeto. No caso da camada do pré-sal, a Petrobras terá atuação meramente operacional.
O presidente da companhia Sérgio Gabrielli, foi orientado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a argumentar com os acionistas da empresa que a política definida para as novas reservas foi “decisão de Estado”.
Em conversas com governadores, Lula tem se lembrado que “50% do capital privado da Petrobras está nas mãos de acionistas norte-americanos.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário