Nós, brasileiros, ficamos orgulhosos com sucessos da EMBRAER em suas vendas. O que mais de 99,99% da população não sabe é que, graças a ditas “avançadas” atitudes do governo FHC/PSDB em 1999, e por autorizações governamentais na mesma linha em 2006, hoje, infelizmente, a maioria dos proprietários da empresa é estrangeira, pois os estrangeiros detêm a maioria das ações ordinárias, ações de controle e propriedade da empresa. Muitos brasileiros chamam isso de “moderna governança”. Eu vejo como uma triste dádiva dos pobres brasileiros, que ajudaram a arduamente criar e consolidar a empresa, para ricos e egoístas estrangeiros.
Também, os brasileiros não sabem o tamanho da arrogante ingerência dos EUA nas vendas da empresa. Lembram-se do embargo dos EUA à venda de Super Tucanos para a Venezuela? Todas as vendas do referido avião estão sob a tutela da Lei de Exportação de Armas dos EUA e somente pode haver comercialização com a licença do Escritório de Indústria e Segurança do Departamento de Comércio norte-americano. Isso porque o avião contém itens que são fabricados por empresas dos EUA, como, por exemplo, a hélice.
Mesmo assim, sempre é bom ler notícias boas para a EMBRAER. Pelo menos, ela ainda continua mantendo milhares de bons empregos no Brasil. Vejamos o que li hoje no site defesa@net:
EMBRAER CONFIRMA VENDA DE 24 AVIÕES SUPER TUCANO PARA O EQUADOR
“Aeronaves serão utilizadas para treinamento e patrulhamento de fronteiras
São José dos Campos, 23 de março de 2009 – A Embraer confirma a assinatura de um acordo com a Força Aérea Equatoriana (FAE) para a venda de 24 aeronaves turboélice Super Tucano, com efetivação do contrato no ano passado. Os aviões, todos configurados como bipostos, serão utilizados em missões de vigilância de fronteiras e treinamento de pilotos. O início das entregas está previsto para o final de 2009.
“Estamos muito honrados em expandir nosso relacionamento com o Governo do Equador, país que opera diversos modelos de aeronaves da Embraer”, disse Orlando José Ferreira Neto, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa e Governo. “O Super Tucano é a aeronave ideal para executar missões de vigilância e treinamento e estamos certos que atenderá plenamente às necessidades da Força Aérea Equatoriana. Com este acordo, atingimos a marca de 169 aviões Super Tucano vendidos.”
A relação entre a Embraer e o Governo do Equador vem se estreitando ao longo dos últimos anos. A companhia aérea estatal TAME Línea Aérea del Ecuador opera atualmente dois jatos EMBRAER 170 e três EMBRAER 190. Em setembro de 2008, a Embraer entregou um jato ERJ 145, de 50 assentos, à empresa estatal Petroecuador, que utiliza a aeronave para transportar empregados entre as unidades da empresa no país, e, em dezembro, a FAE recebeu um jato Legacy 600, com capacidade para 13 passageiros.
O acordo com a FAE inclui um amplo pacote de Suporte Logístico Integrado (Integrated Logistic Support – ILS) e um avançado sistema de treinamento e apoio à operação (Training and Operation Support System – TOSS), abrangendo não somente a aeronave, como também estações de apoio em solo e um simulador de vôo (Flight Simulator - FS).
Este é o quarto contrato de exportação que a Embraer assina para fornecer aeronaves Super Tucano para uma força aérea da América Latina. Em agosto de 2008, a Empresa anunciou acordo com a Força Aérea Chilena (FACh) para a venda de 12 aeronaves e, no início deste ano, confirmou a venda de oito unidades para a Força Aérea da República Dominicana. O Super Tucano opera atualmente nas Forças Aéreas do Brasil e da Colômbia, sendo utilizado com sucesso na vigilância de fronteiras e em outras missões operacionais.
SOBRE O SUPER TUCANO
O Super Tucano constitui uma inovadora evolução do bem-sucedido avião de treinamento básico Tucano, que conta com cerca de 650 unidades em serviço em 15 forças aéreas no mundo inteiro.
O Super Tucano foi projetado para operar nos cenários mais complexos de combate, incluindo a funcionalidade de visão noturna, armamento inteligente e tecnologia de enlace de dados (data link, em inglês). Além de uma estrutura reforçada para operações em pistas não preparadas, o Super Tucano conta com um avançado e preciso sistema de navegação e pontaria de armas que lhe garante alta precisão e confiabilidade na realização de missões, mesmo em condições extremas e sem apoio logístico.
A fabricação da aeronave prossegue em ritmo acelerado em uma linha de produção ativa e flexível, condizente com a capacidade da Embraer de atender as necessidades de seus clientes e entregar aeronaves em prazos curtos. Um item muito importante para o ciclo de vida operacional da aeronave é a existência de um sistema amplo, eficiente e confiável de suporte logístico distribuído pelo mundo, apoiando aeronaves que voam em cinco continentes.
No segmento de Defesa e Governo, tal sistema apóia 650 aviões Tucano, 250 Bandeirante e várias outras aeronaves em mais de 20 forças aéreas. Em termos da aviação comercial, a Embraer fornece suporte para mais de mil jatos regionais da família ERJ 145 e 500 E-Jets (família de jatos com capacidade para 70 a 122 assentos) no mundo.”
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