A Petrobras foi muito criticada pela oposição e pela mídia por patrocinar festas juninas. Foi acusada de também patrocinar em municípios administrados pelo PT, apesar de a maior parte dos municípios patrocinados serem administrados pelo DEM e PSDB.
“A MAIOR FESTA POPULAR DO BRASIL
A Petrobras patrocina, em 2009, os festejos de São João em 81 municípios das principais cidades do Nordeste. O patrocínio contempla 55 cidades da Bahia, 20 de Sergipe, além de São Miguel dos Campos (Alagoas), Recife e Arco Verde (Pernambuco), Campina Grande (Paraíba) e Açu e Mossoró (Rio Grande do Norte). A empresa considera que as festas de São João têm hoje uma expressão cultural com maior dimensão do que o Carnaval no Nordeste, sendo uma excelente oportunidade para a divulgação da marca Petrobras em vários locais nas cidades, além de possibilitar a exposição de produtos da marca BR Mania, spots em rádios, merchandising do Cartão Petrobras e do Biodiesel, citações do patrocínio (pelos patrocinados) nos intervalos dos shows, entre outras ações de marketing.
Pesquisa realizada pelo Instituto Painel Brasil avaliou como muito positiva a participação da Petrobras no patrocínio do São João em 2008. O instituto observou vários aspectos, como o recall da campanha, o impacto causado na imagem da empresa, cidades mais procuradas e melhores peças de divulgação da marca (pórticos, blimps e telas ortofônicas). No balanço geral, o saldo é extremamente positivo para a imagem da Petrobras.
De acordo com a pesquisa, 80,6% dos participantes acham que a Petrobras deve continuar realizando ações de patrocínio no São João. A população percebe a Petrobras como uma empresa simpática, parceira e preocupada em preservar a cultura nordestina. Ainda segundo a pesquisa, as cidades consideradas mais tradicionais e com o melhor São João na Bahia foram Amargosa, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim, Cachoeira, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Mucugê, São Francisco do Conde, Piritiba, São Sebastião do Passe, Jaguaquara e Camaçari. Entre os patrocinadores da festa, a Petrobras é a marca mais lembrada pela população.
Por iniciativa da empresa, foram apresentados ao Ministério Público da Bahia, no último dia 11 de maio, todos os documentos que indicam os critérios utilizados para patrocinar o evento. Sobre as insinuações, veiculadas por alguns jornais, de que houve favorecimento das prefeituras do PT, a Petrobras demonstrou, com documentos, que, em 2008, por exemplo, das 77 cidades patrocinadas pela Petrobras na Bahia, apenas 11 eram administradas pelo PT e 18 pelo DEM; oito pelo PSDB e 10 pelo PMDB, entre outras legendas.
Em 2009, foram contratadas as instituições que encaminharam à Petrobras propostas que contemplam mais de um município em um único projeto, a fim de garantir a unidade da comunicação e otimizar os custos internos com a fiscalização da ação. Para cada categoria, foram elencados critérios de escolha como, por exemplo, municípios que realizam festejos mais tradicionais e de maior porte; festejos realizados em localidades turísticas; festejos tradicionais, de médio e pequeno porte, realizados em área de interesse de negócio da Petrobras; ou festejos de grande valor cultural que necessitam ser preservados."
FONTE: texto postado em 20/06/2009 no blog “Fatos e Dados” da Petrobras.
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