quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
SUPER TUCANOS PARA O CHILE
"Embraer entrega os primeiros aviões Super Tucano à Força Aérea do Chile
A Embraer entregou esta semana as primeiras quatro aeronaves Super Tucano – de um total de 12 – à Força Aérea do Chile (FACH). O anúncio do contrato, feito em agosto de 2008, é o resultado final da concorrência feita pela FACH, que selecionou o avião fabricado pela Embraer como a melhor solução para treinamento tático dos seus pilotos.
“Uma primeira entrega sempre tem um significado especial, pois representa o início de uma relação de longo prazo com nosso cliente e a oportunidade de servi-lo, provendo serviços que garantam sua satisfação”, disse Orlando José Ferreira Neto, vice-presidente executivo da Embraer para o Mercado de Defesa. “A Força Aérea do Chile contará a partir de agora com o que há de mais avançado em termos de treinamento para seus pilotos e a flexibilidade de ter também a melhor aeronave de ataque-leve para contra-insurgência e guerra irregular.”
A proposta da Embraer selecionada pela FACH inclui um amplo pacote de suporte logístico integrado (Integrated Logistic Support – ILS) e um avançado sistema de treinamento e apoio à operação (Training and Operation Support System – TOSS), abrangendo não somente a aeronave, mas também estações de apoio em solo. O TOSS da FACH é composto por três sistemas: um de planejamento de missões de navegação e ataque (Mission Planning Station – MPS), um para o relato de missões (Mission Debriefing Station – MDS), e um simulador de vôo (Flight Simulator – FS).
Oitenta e três unidades do Super Tucano já foram entregues à Força Aérea Brasileira (FAB), 25 à Força Aérea Colombiana (FAC) e duas à República Dominicana, sendo utilizadas com sucesso na vigilância de fronteiras, combate ao narcotráfico e em missões operacionais de combate. No total, 172 aviões foram vendidos para sete clientes.
Perfil do Super Tucano
O Super Tucano constitui uma inovadora evolução do bem-sucedido avião de treinamento básico Tucano, que conta com cerca de 650 unidades em serviço em 15 forças aéreas no mundo inteiro.
O Super Tucano foi projetado para operar em cenários complexos de combate, incluindo a funcionalidade de visão noturna, armamento inteligente e tecnologia de enlace de dados (data link, em inglês). Além de uma estrutura reforçada para operações em pistas não preparadas, o avião conta com um avançado sistema integrado de navegação e pontaria de armas que lhe garante alta precisão e confiabilidade na realização de missões, mesmo em condições extremas e com mínimo apoio logístico.
A fabricação da aeronave prossegue em ritmo acelerado em uma linha de produção ativa e flexível, condizente com a capacidade da Embraer de atender às necessidades de seus clientes e entregar aeronaves em prazos curtos.
Além do avião, a Embraer também fornece um avançado sistema de treinamento e suporte à operação do Super Tucano. Tal sistema, conhecido por seu nome em inglês, o TOSS (Training and Operation Support System), é composto por quatro sistemas: o CBT (Computer-Based Training), treinamento computadorizado que melhora o aprendizado dos pilotos; o FS (Flight Simulator), simulador de vôo; o MPS (Mission Planning Stations), para planejamento de missões de navegação e ataque; e o MDS (Mission Debriefing Station), para análise dos dados e resultados das missões realizadas."
FONTE: publicado hoje (24/12) no site "Portal Fator Brasil".
Nenhum comentário:
Postar um comentário