O PROBLEMA AGORA É GASTAR BEM
O jornal “O Estado de São Paulo” publicou ontem o seguinte artigo de Herton Escobar:
RECURSOS PARA FINANCIAMENTO SÃO DESAFIOS PARA A CIÊNCIA DO PAÍS. COM MAIS FINANCIAMENTO DISPONÍVEL, AGENDA DO SETOR SE VOLTA PARA BUSCA DE EXCELÊNCIA E REDUÇÃO DA BUROCRACIA
“São Paulo - A desculpa de que "falta dinheiro" não está mais colando para justificar resultados insatisfatórios na ciência brasileira.
Várias lideranças científicas consultadas pelo Estado consideram que os recursos disponíveis para ciência e tecnologia hoje são adequados para atender às necessidades de financiamento da pesquisa no País. O novo desafio, dizem, é desenvolver bons projetos e desembaraçar a máquina burocrática para garantir que esses recursos sejam bem aproveitados – além de torcer para que a crise financeira internacional não ponha tudo a perder no ano que vem.
O tema é tratado com cautela pelos pesquisadores, que medem as palavras para não passar a idéia de que está "sobrando dinheiro" na ciência. E não está. Mas a responsabilidade parece ter passado, definitivamente, para o lado da gestão e da produção de resultados. "Quem tem um bom projeto consegue dinheiro" é uma frase que se ouve com freqüência, principalmente nos Estados do Sul e do Sudeste, onde estão as melhores – e mais bem financiadas – instituições de ensino e pesquisa do País”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário