sexta-feira, 6 de março de 2009

DECISÃO DO TPI: EX-PRESIDENTE BUSH PODERIA SER O PRÓXIMO

As mortes causadas pela invasão norte-americana no Iraque em busca do controle daquela região petrolífera, operação ordenada por Bush sob o falso pretexto de culpa iraquiana no atentado de 11/09/2001 em Nova York, são de ordem de grandeza três vezes maior do que as mortes no Sudão causadas por Bashir. Como se trata de país fraco, o Sudão, o Tribunal Penal Internacional (TPI) sentiu-se forte para condenar Bashir. Porém, o precedente já assusta americanos e americanófilos.

Vejamos o que o jornal Folha de São Paulo (FSP) publicou ontem:

DECISÃO DO TPI ABRE PRECEDENTE GLOBAL

“Mandados anteriores de prisão contra chefes de Estados no poder partiram de tribunais temporários. Processo contra Bashir foi acompanhado por aumento da violência em Darfur; crise pode pôr em xeque primeira eleição geral desde 1986

O mandado de prisão contra o ditador sudanês Omar al Bashir é um ponto de virada na Justiça internacional, que traz uma nova dinâmica política com consequências imprevisíveis. Vista como uma ameaça à estabilidade regional pela União Africana (UA) e a Liga Árabe, a decisão foi celebrada por ativistas humanitários.

A decisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) introduz um elemento inédito de responsabilização de governantes em uma corte permanente, disse Reed Brody, da Human Rights Watch -em casos anteriores, como o do sérvio Slobodan Milosevic, o mandado de prisão foi expedido por tribunais especiais e temporários.

Rechaçada por Cartum, a decisão do TPI não será cumprida imediatamente, mas torna o governo de Bashir insustentável a longo prazo.” (...) (leia mais na FSP)

Nenhum comentário: