É PROIBIDO PELA CONSTITUIÇÃO, MAS ELE QUER
NINGUÉM APOIARIA UM GOLPE DE ESTADO POR ISSO
URIBE ESTARIA DISPOSTO A DISPUTAR 3º MANDATO
“O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, confirmou nesta terça-feira (11) que pretende tentar sua segunda reeleição consecutiva, mas somente se o Legislativo do país aprovar a convocação de um referendo para que tal possibilidade seja votada.
A notícia foi dada por parlamentares que se reuniram ontem com o mandatário. "Se isto [a possibilidade de um presidente concorrer a um terceiro mandato seguido] fosse aprovado em referendo, o presidente sairia candidato", disse o senador Jairo Clopatofsky, membro do Partido de La U (governista).
Uribe recebeu os congressistas -- todos do Partido de la U -- na Casa de Nariño, sede do governo colombiano, em Bogotá, onde teria anunciado a eles sua decisão.
Caso a informação se confirme, será a primeira vez que o chefe de Estado admite de forma pública sua pretensão de tentar o terceiro mandato. Ele está no governo desde 2002 e já foi reeleito uma vez.
"Se a conciliação for aprovada, ele certamente avisará que quer tentar a reeleição, porque o vi com disposição" para isto, relatou o senador Juan Carlos Vélez.
"Como uribistas e conhecendo o presidente, sabemos que se o referendo ocorrer, ele voltará a aspirar" a reeleição, afirmou, por sua vez, o deputado Lucero Cortés.
A realização de uma consulta popular sobre o assunto foi aprovada pelo Senado no dia 19 de maio, mas a lei definitiva ainda não saiu porque falta o acordo final com a Câmara dos Deputados, já que a proposta sofreu modificações durante os debates nas duas casas.
Além disso, um parlamentar da oposição processou outros 86 congressistas junto à Corte Suprema de Justiça por eles terem aprovado a medida sem que o Conselho Nacional Eleitoral tomasse uma decisão sobre a denúncia de que o abaixo-assinado que a viabilizou teria sido financiado com recursos ilegais.
Também nesta terça-feira, a Câmara dos Deputados mais uma vez não conseguiu chegar a um acordo sobre o texto da lei devido à falta de quorum no plenário.
Os governistas têm pressa. Isto porque, para participar das eleições, marcadas para maio de 2010, os partidos devem apresentar seus candidatos com até seis meses de antecedência.
Por este motivo, caso Uribe pretenda mesmo concorrer, é preciso que a emenda constitucional, uma vez aprovada em referendo, seja sancionada até novembro.”
FONTE: publicado no site “Vermelho em 12//08/2009 com informações da agência Ansa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário