sexta-feira, 8 de abril de 2011

ARGENTINA REIVINDICA À ONU SOBERANIA DAS ILHAS MALVINAS


“Quinta-feira (7), a Argentina entregou às Nações Unidas uma carta dos países-membros da União das Nações Sul Americanas (UNASUL) que reivindica a soberania do país sobre as Ilhas Malvinas.

A mensagem foi colocada nas mãos do secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, pelo chanceler argentino, Héctor Timerman, durante audiência realizada na última quarta-feira (6) na sede da organização mundial, em Nova York.

Nos textos, os países-membros da UNASUL reiteram “o firme respaldo aos legítimos direitos da República Argentina na disputa pela soberania das Ilhas Malvinas, Georgias do Sul e Sandwich do Sul”.

Além disso, os países-membros recordam os numerosos documentos divulgados pela ONU e outras organizações internacionais e regionais em relação ao tema. A carta da UNASUL também pede ao Reino Unido para reiniciar as negociações com a Argentina com o objetivo de conseguir o quanto antes uma solução pacífica à disputa.

A necessidade de reativar esses contatos foi indicada pelo Conselho de Segurança [da ONU] em resolução que também pediu as duas partes para se absterem de adotar decisões que impliquem na introdução de modificações unilaterais na situação.

[Contudo] o Reino Unido [não obedece às resoluções da ONU, pois] é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança e tem o privilégio de veto, junto aos Estados Unidos, a França, Rússia e China.”

FONTE: publicado no site da agência latino-americana de notícias “Prensa Latina” e transcrito no portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=151338&id_secao=7) [trechos entre colchetes e imagem do google adicionados por este blog].

Nenhum comentário: