Li ontem no portal UOL a seguinte reportagem de Pedro Fonseca publicada pela agência norte-americana de notícias Reuters:
“A Embraer assinou nesta terça-feira contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB) para desenvolver um novo cargueiro com investimento estimado em 1,3 bilhão de dólares, em seu mais recente esforço para diversificar sua base de receita em meio à crise financeira global que tem pressionado os negócios na aviação comercial e executiva.
O governo brasileiro ainda não formalizou uma encomenda, mas a expectativa da FAB e da empresa é a aquisição, pelas Forças Armadas, de 22 unidades do KC-390. Esses aviões substituiriam os C-130 Hércules, da norte-americana Lockheed.
A previsão é que a linha de montagem e dois protótipos do KC-390 estejam concluídos em sete anos. Não foi revelado se a assinatura do contrato com a FAB implica em algum desembolso pelo governo, neste momento. A Embraer também não informou como vai financiar o desenvolvimento do projeto.
O vice-presidente da Embraer para a área de Defesa e governo, Orlando Ferreira Neto, afirmou que há um mercado externo potencial total de 700 cargueiros em um período de 15 anos.
A fabricante brasileira pretende ter cerca de um terço disso, o que representaria exportações de 18 bilhões de dólares.
"Nossos projetos militares têm histórico de sucesso nas exportações. Esse é mais um caso de extremo potencial de venda no mercado externo", disse Ferreira Neto durante a feira aérea e de defesa Laad 2009, no Rio de Janeiro, onde foi assinado o acordo com a FAB.
A área militar foi durante muito tempo a principal fonte de receita da Embraer, mas a estratégia voltada ao mercado de aviação comercial mudou esse quadro. Em 2008, o segmento de Defesa representou 8,1% da receita líquida da Embraer, acima dos 6,6% de 2007.
O KC-390 representará uma segunda plataforma de exportação para a fabricante no segmento de Defesa, que atualmente tem sido bem-sucedida na comercialização do avião de treinamento e de ataques leves Super Tucano no exterior. Segundo a FAB, outros países já demonstraram interesse em participar do desenvolvimento do cargueiro da Embraer.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, exaltou a importância que o cargueiro da Embraer terá para as missões da FAB em solo brasileiro, em especial na região amazônica. Segundo ele, o KC-390 terá capacidade para embarcar 19 toneladas e levar até 80 soldados armados.
Também nesta terça-feira, a Embraer assinou acordo de 140 milhões de dólares para modernizar 12 aviões da Marinha.
PREVISÃO DE ENTREGAS MANTIDAS
O presidente da Embraer, Frederico Curado, disse que a empresa mantém a expectativa de entregar 242 aeronaves em 2009. De janeiro a março, a fabricante entregou 40 jatos, queda de 11,11 por cento ante igual intervalo do ano passado.
Segundo ele, não serão realizadas contratações para os novos projetos de Defesa num primeiro momento, uma vez que a empresa manteve os funcionários que seriam necessários para tocar esses negócios quando demitiu cerca 4.200 funcionários, ou 20 por cento dos empregados, em fevereiro.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário