O portal UOL ontem publicou a seguinte reportagem de Cirilo Junior, da Folha Online, no Rio:
“As vendas no comércio no país em fevereiro cresceram 1,5% na comparação com janeiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em relação a fevereiro de 2008, houve alta de 3,8%.
No acumulado do primeiro bimestre, o comércio tem crescimento de 4,9% na comparação com o mesmo período um ano antes. No acumulado dos 12 meses até fevereiro, as vendas cresceram 8%.
Ao mesmo tempo, a receita nominal de vendas no comércio cresceu 1,7% em fevereiro, na comparação com janeiro. Em relação a fevereiro de 2008, a receita teve expansão de 10,1%, com destaque para o setor de hiper e supermercados, cuja alta foi de 14,5%.
Segundo o IBGE, o resultado de fevereiro foi puxado pelo segmento de hiper e supermercados, cuja alta de 5,6% no volume de vendas sobre fevereiro de 2008, ficou acima da média, com contribuição de 74% para a taxa total do varejo. Em relação a janeiro, houve alta de 2,9%.
Na comparação com janeiro, sete das dez atividades pesquisadas registraram crescimento, com destaque para outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,3%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (4%). Por outro lado, o setor de livros, jornais, revistas e papelaria teve retração de 9,1% e o de móveis e eletrodomésticos teve queda de 1,2%.
Em relação a fevereiro de 2008, oito das dez áreas avaliadas apresentaram expansão, principalmente o setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (12%). Já os setores de tecidos, vestuário e calçados (-6,9%) e móveis e eletrodomésticos (-2,1%) tiveram retração.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário