quinta-feira, 2 de abril de 2009

CONTRA A CORRUPÇÃO ALHEIA

Li ontem na coluna de Lustosa da Costa no jornal Diário do Nordeste:

“Sabem uma das razões pelas quais Itamar Franco era tão hostilizado por alguns setores e FHC aplaudido pelos mesmos? Logo que assumiu a presidência da República, o sociólogo cuidou de extinguir a comissão de combate à corrupção e contribuiu para a nomeação de um cidadão para a Procuradoria Geral da República que, no seu tempo de governo, ganhou o apelido de Engavetador Mor do País. Foi por isso que o senador Pedro Simon renunciou à liderança do governo. Ao extinguir tal comissão, FHC foi interpelado pelo parlamentar gaúcho Simon que lembrou o quão útil ela foi ao examinar acusações a dois ministros de Estado do antecessor. Ele, como de hábito, disse não saber o que tinha assinado. Claro que sabia. Não convinha, porém, assumir a responsabilidade pelo fato de que o País andaria à solta, sem controle, em matéria de compra de votos para a reeleição e de arrecadação de propinas, decorrentes da privatização das empresas públicas.

AEROPORTO

Lembram os leitores que a construtora Camargo Correia construiu campo de pouso, vizinho àquela fazenda que FHC adquiriu pelo equivalente a mil dólares e vendeu por dois milhões de dólares, só a parte dele? O ex-presidente é grato.

MUDAR O FOCO

A imprensa, depois que descobriu que a filha de FHC ganha, na folha do Senado, desde 2003, sem ir lá, tende a amenizar a cobrança sobre a Câmara Alta. Ou vai insistir em que a moça devolva o que recebeu sem trabalhar?

CORRUPÇÃO

Muitos, ingenuamente, falam em corrupção no governo Lula sem atentar para o fato de que só agora acusados de ladroagem de bilhões feito o Maluf, o Daniel Dantas, a dona da Daslu, diretores de empreiteiras vêem o sol quadrado. Senão são condenados, cumpre indagar o porquê do presidente do Supremo Tribunal Federal, crítico acerbo das prisões feitas pela PF.

IMPUNIDADE

Vamos ver se a Justiça brasileira é a favor dos ladrões de colarinho branco, no julgamento do juiz que decretou, duas vezes, a prisão do megaguabiru das privatizações, Daniel Dantas. Ele começa a ser criticado por colegas, a serviço de quem? Será afastado do lugar de magistrado por ser honesto e punir desonestos? Taí oportunidade para saber do lado de quem está o Poder Judiciário.”

Nenhum comentário: