quinta-feira, 26 de abril de 2012

PARA NOBEL DE ECONOMIA, BRASIL É EXEMPLO PARA CHINA E ÍNDIA

Amartya Sem

AMARTYA SEN CONSIDERA PAÍS MODELO DE CRESCIMENTO COM JUSTIÇA

Por Isabel Fleck, na ‘Folha/UOL’

“O Brasil é bom exemplo de conciliação entre rápido crescimento econômico e desenvolvimento social. A afirmação é do indiano Amartya Sen, 78, Nobel de Economia em 1998, que participou segunda-feira (23), em São Paulo, do ciclo de palestras “Fronteiras do Pensamento”.

Para Sen, uma das razões que levaram o Brasil a mudar de posição no cenário global foi o "reconhecimento da complementaridade entre crescimento rápido e políticas de justiça social".

"O Brasil encontrou uma maneira de fazer com que o crescimento fosse compartilhado amplamente pela população", disse, destacando que o país pode ser modelo para China e Índia.

Segundo Sen, idealizador do “Índice de Desenvolvimento Humano” (IDH), a frequente comparação entre os vizinhos asiáticos mostra números de desenvolvimento social -como educação e saúde- mais altos na China.

No entanto, ele lembrou que outros valores, como liberdade de expressão e democracia, devem ser levados em conta na comparação.

"A China executa [pessoas] em uma semana mais do que a Índia executou desde a sua independência, em 1947", comparou.

Para Sen, é fundamental que a discussão sobre os impactos do crescimento econômico faça parte dos debates da “Rio+20”. "Antes de falarmos nos benefícios do crescimento econômico, temos que nos concentrar no crescimento sustentável", disse.

O Nobel ainda criticou a forma como os governos europeus têm reagido à crise. "Cortes repentinos e severos podem ter efeito depressivo", afirmou, destacando que é preciso "esperança e não desespero para ter coragem de buscar a mudança social".

FONTE: reportagem de Isabel Fleck, na ‘Folha/UOL’  (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/39157-para-nobel-de-economia-brasil-e-um-exemplo-para-china-e-india.shtml) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’]

Nenhum comentário: