TRANSPETRO E VARD PROMAR LANÇAM NAVIO “OSCAR NIEMEYER”
“A centenária indústria naval fluminense, que entregou três navios à ‘Transpetro’ nos últimos dois anos, deu mais um passo em sua história, que vive momento de renascimento. Na quarta-feira (04/12), nas instalações do tradicional “Estaleiro Caneco”, no Caju, foi lançado ao mar o navio “Oscar Niemeyer”, primeiro gaseiro construído no Rio de Janeiro.
Contratado junto ao Estaleiro “Vard Promar”, o “Oscar Niemeyer” é o primeiro de uma encomenda de oito navios gaseiros realizada por meio do “Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro” (PROMEF). A embarcação leva o nome do visionário arquiteto, que com suas obras de inconfundíveis linhas curvas ajudou a transformar um pedaço do cerrado brasileiro na então nova e moderna capital federal.
O investimento no “Oscar Niemeyer” é de R$ 115 milhões. Ao todo, o PROMEF está investindo R$ 920 milhões na construção dos 8 gaseiros.
O “Oscar Niemeyer”, que faz parte de uma série de navios gaseiros em homenagem a brasileiros notáveis, tem 117,63 metros de comprimento, 34,0 metros de altura, 19,2 metros de largura e capacidade para transportar 7 mil metros cúbicos de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).
PROMEF
O PROMEF impulsionou o renascimento da indústria naval brasileira após uma crise de décadas, com investimento de R$ 11,2 bilhões na encomenda de 49 navios e 20 comboios hidroviários. O Brasil tem, atualmente, a quarta maior carteira mundial de encomendas de navios e a terceira de petroleiros.
A indústria naval, que por conta da crise chegou a ter menos de 2 mil operários na virada do século, atualmente emprega mais de 70 mil pessoas, segundo dados do SINAVAL. Desse total, o PROMEF é responsável pela geração de 10.450 empregos diretos no País, o que representa 15% de todos os postos de trabalho diretos da indústria naval brasileira.
O PROMEF já entregou cinco navios à Transpetro: os de produtos “Celso Furtado”, “Sérgio Buarque de Holanda” e “Rômulo Almeida”; e os Suezmax “João Cândido” e “Zumbi dos Palmares”. Outras três embarcações estão em fase de acabamento: “José Alencar” (de produtos, com entrega até o fim de 2013), “Anita Garibaldi” (Panamax) e “Dragão do Mar” (Suezmax). Há ainda mais 12 em fase de construção. Além desses, três comboios hidroviários estão sendo construídos.
Transpetro prevê entrega de seis navios para o ano que vem
O PROMEF tem três pilares: construir navios no Brasil; alcançar índice de conteúdo nacional mínimo de 65% na primeira fase, e de 70% na segunda fase; e atingir competitividade internacional, após a curva de aprendizado. Os dois primeiros pilares já foram alcançados. E, com eles, o PROMEF ajudou a retirar a indústria naval brasileira do abandono em que se encontrava há décadas.
O terceiro pilar, a busca por competitividade internacional, é o atual foco. Para atingir este objetivo, a TRANSPETRO criou o “Sistema de Acompanhamento da Produção” (SAP), que tem como função avaliar os processos produtivos dos estaleiros e sugerir alternativas para melhoria da produtividade.
Os principais players da indústria naval internacional, como Japão, Coréia do Sul e China levaram, respectivamente, 63, 53 e 23 anos para atingir a maturidade do setor. Em apenas 13 anos, o Brasil já obteve resultados comparáveis aos do mercado chinês.
FICHA TÉCNICA DO NAVIO “OSCAR NIEMEYER”:
Tipo: Gaseiro
Capacidade de transporte: 7 mil metros cúbicos
Comprimento total: 117,63 metros
Largura: 19,20 metros
Altura: 34,0 metros
Calado: 5,80 metros
Pontal (distância entre o fundo e o convés): 8,60 metros
Velocidade: 15,0 nós
Autonomia: 11.000 mil milhas náuticas
Número de tanques: 2 (dois).”
FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2013/12/04/transpetro-e-vard-promar-lancam-navio-oscar-niemeyer/).
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