quarta-feira, 1 de outubro de 2014

UM DEBATE PARA VOMITAR E A FARSA DA CORRUPÇÃO



Foto: Gabriela Biló / Futura Press



POR BOB FERNANDES

"O debate presidencial na Record provocou tristeza e vergonha, tamanho o despreparo de certos candidatos. Em alguns momentos, chegou a dar ânsia de vômito.

Um e outro dos chamados "nanicos" avacalham qualquer conversa já ao abrir a boca.

Avacalham pela profunda ignorância, grosseria, falta de inteligência e ausência de senso do ridículo.

Alguns nanicos dão sentido ao apelido, "nanicos". E são uma tomografia do bioma político-partidário.

Aqui e ali, alguma tentativa de discutir o Brasil – em míseros um minuto e meio ou 30 segundos. No mais, uma sinalização do que será a reta final, com Aécio chegando e ameaçando Marina.

Não há um projeto redentor como foram e têm sido a estabilização da moeda, o Real, e o arrancar dezenas de milhões de brasileiros da miséria, da fome e da senzala.

Na ausência de uma nova ideia-síntese, a corrupção como tema central.

Como se TODOS os partidos grandes, também alguns pequenos, não tivessem dezenas de escândalos no prontuário...

O [suposto] "escândalo da Petrobras" é fato grave. Está sendo investigado e será estrela e arma até o final da eleição.

A fatura política desse escândalo vai para quem está no governo, Dilma. Como foi para o PT a conta do chamado "mensalão".

Mas por que, ao debater corrupção, [a "Veja" e a mídia] escolher quais escândalos criticar, manchetar, e quais esconder ou "esquecer"? Imaginam que o eleitor não percebe isso?

O escândalo na Petrobras, se investigações comprovarem todas as manchetes, atinge também a refinaria em Pernambuco e também o PSB onde Marina está.

E o jatinho que matou Eduardo Campos? E o mensalão do PSDB (eufemicamente "mineiro")? E a milionária gatunagem no metrô e trens do PSDB em SP? E o mensalão do DEM?

E o Cachoeira? E a chamada "privataria tucana" ? E a compra de votos para a reeleição de Fernando Henrique/PSDB?

Alardear apenas a corrupção do "outro" enquanto esconde a própria corrupção é, mais uma vez, ensaiar uma farsa. É apostar que o eleitor é otário".




FONTE: escrito e apresentado por Bob Fernandes, no seu portal "Terra Magazine". O autor foi redator-chefe da revista "CartaCapital". Trabalhou em "IstoÉ" (BSB e EUA) e "Veja". Repórter da "Folha de S.Paulo" e "JB". Fez "São Paulo, Brasil" no "GNT/TV Cultura". Comentarista da "TVGazeta" e "Rádio Metrópole" (BA). Publicado no portal "Terra Magazine"  (http://terramagazine.terra.com.br/bobfernandes/blog/2014/09/30/um-debate-para-vomitar-e-a-farsa-da-corrupcao-como-arma/).

Nenhum comentário: