sábado, 11 de outubro de 2014

VAZAMENTOS CONTRA O PT PELO JUDICIÁRIO DO PARANÁ !!!




Tarso Genro: Campanha da mídia contra Dilma é “golpe contra a democracia”

Dilma diz que vazamento de informações sob segredo de Justiça é ‘estarrecedor’

"A presidenta considera ‘muito estranho’ que gravações incompletas de depoimentos na Justiça do Paraná sejam divulgadas em meio a disputa eleitoral e afirma que acusações devem ser feitas com base em provas.

Da Redação RBA  (Rede Brasil Atual)



São Paulo – Em entrevista coletiva no Palácio da Alvorada, em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff criticou sexta-feira (10) o vazamento para a imprensa de trechos dos depoimentos do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e do doleiro Alberto Yousseff, que disseram à Justiça que PT, PMDB e PP ficavam com uma porcentagem dos contratos assinados pela empresa estatal.

A conversa com jornalistas não estava prevista inicialmente na agenda oficial e foi convocada após reportagem que abriu a edição de ontem do "Jornal Nacional", com duração de dez minutos, com pedaços de gravações vazados do Judiciário estadual do Paraná [!?!]

Eu faço absoluta questão de que tudo seja apurado com rigor. Tive todo interesse em ter acesso a isso para tomar as medidas cabíveis. Sei, por informação, do Ministério Público Federal e do Supremo Tribunal Federal, que essas informações ainda estão sob sigilo. Então, eu acho muito estranho e muito estarrecedor que em meio a uma campanha eleitoral se faça esse tipo de divulgação”, afirmou a presidenta, que concorre à reeleição pelo PT e disputa o segundo turno contra Aécio Neves, do PSDB.

Para ela, é leviano que se vaze informações, que deveriam correr em segredo de Justiça, em meio a períodos eleitorais, ainda mais “de forma incompleta e sem que a gente tenha acesso.”

“Está em segredo de Justiça a delação premiada. Ela tem que estar baseada em provas. Eu acredito e acho muito estranho que essas gravações não estejam completas. Estou defendendo que, quando se acusar as pessoas, é fundamental a prova estar bem-feita e que a Justiça cuide desse processo. O que me faz achar muito questionável é o fato de se apresentar parte [escolhida] da prova ou parte dos depoimentos.”

“A delação premiada, para ser aceita, tem que ser baseada em provas. Então, o que eu considero incorreto é se divulgar parcialmente no processo eleitoral. Não acho isso correto. Sou a primeira a defender investigação rigorosa e profunda de tudo o que disseram esses indivíduos”, acrescentou.

Dilma alertou sobre o risco de se fazer denúncia de corrupção sem provas durante a campanha, pois “assim que acabar a eleição, ninguém se responsabiliza por ela.”

"Por isso que eu digo que tem que ter muito cuidado com a impunidade, que começa quando faz a acusação e na hora da p
rova ela não se mantém.

A chefe do Executivo brasileiro defendeu que a Justiça faça uma investigação profunda e que puna os corruptos com base em provas concretas, inclusive se houver gente envolvida do PT. Mas ressalta que pessoas serão condenadas, e não instituições.

No Brasil, se condena pessoas. Então, se errou, tem que pagar. Em qualquer partido, não interessa o partido.”

A candidata petista aproveitou para relembrar suas propostas para combater a corrupção em um eventual segundo mandato, como alterar a legislação eleitoral para transformar em crime a prática de caixa dois; a aprovação de uma lei que defina como crime o enriquecimento ilícito de qualquer servidor público; criar um instrumento jurídico que permita o confisco dos bens adquiridos de forma ilícita ou sem comprovação; fazer uma reestruturação para que o Judiciário trabalhe com maior agilidade e eficiência em investigações e processos movidos contra aqueles que tem foro privilegiado; modificar a legislação para agilizar o julgamento de processos envolvendo desvio de recursos públicos.

Essas medidas são fundamentais e são essenciais para combater a corrupção”, defendeu Dilma, mais uma vez mencionando que é preciso que o país passe por uma reforma política que dê fim ao financiamento empresarial de campanha.

“Sem a reforma política, nós não conseguiremos também combater a corrupção, porque uma parte da corrupção tem a ver com práticas antigas de política. E é preciso ter a participação de cada um dos brasileiros.”

Ao final da entrevista, a presidenta garantiu que em toda sua vida pública jamais varreu “problemas para debaixo do tapete”, em referência ao PSDB, que “tinha o engavetador da República.”

“Comigo, a Polícia Federal tem autonomia. O Ministério Público também se manteve com autonomia e independência.”

PS do portal "Viomundo": O que tem a dizer o juiz do caso, Sergio Moro? Quem vai ser o delegado Edmilson Bruno de 2014?

FONTE: da Redação RBA (Rede Brasil Atual). Transcrito no portal "Viomundo" (http://www.viomundo.com.br/denuncias/tarso-genro-em-video-facebook-com-apoio-da-midia-esta-em-curso-um-golpe-contra-democracia.html).[Título adicionado por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: