sexta-feira, 29 de agosto de 2008

QUERO SER ASTRONAUTA

A revista ISTO É de 27/08/2008 publicou a seguinte reportagem de Renata Cabral::

CANDIDATOS DE 17 PAÍSES DISPUTAM VAGA NA AGÊNCIA ESPACIAL EUROPÉIA

“Uma nova safra de Yuris Gagarin e Neils Armstrong está prestes a chegar ao mercado, ou melhor, ao espaço. A Agência Espacial Européia (ESA, em inglês) realiza desde maio deste ano um concurso público para recrutar, entre os 17 países que a compõem, oito astronautas para as próximas missões da instituição. São oito vagas e 8,4 mil candidatos.

Os contemplados, além de poder ver a Terra de seu ângulo mais espetacular, também têm chances de ser escalados para projetos de exploração do sistema solar. Não há brasileiros na disputa, mas o País se prepara para ampliar seu programa espacial e, conseqüentemente, o número de profissionais envolvidos nessa empreitada. Segundo Carlos Ganem, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), em 2008 a agência vai destinar R$ 400 milhões ao projeto, que prevê o lançamento do foguete ucraniano Cyclone-4 da Base de Alcântara, em 2010, além da retomada de antigas idéias, como o veículo lançador nacional VLS.

"Além do investimento, é importante manter o setor espacial ativo, com encomendas constantes e realização de parcerias público-privadas. É preciso, também, que o programa seja tratado como questão de Estado, não somente de governo", frisa Ganem. Mas um programa de formação de astronautas, como propõe a Europa com seu terceiro concurso público, ainda é uma realidade muito distante para o Brasil.

Até hoje, o único representante do país a participar de uma missão espacial com tripulação é Marcos Pontes, que embarcou na nave russa Soyuz TMA-8, em 2006, e se tornou celebridade nacional. Ainda na agência brasileira e atuando também como diretor de espaço do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico (Idea), Pontes acredita que o avanço europeu pode ter bons reflexos por aqui. "Como temos uma grande parcela de projetos com cooperação internacional, inclusive com a Europa, o bom momento econômico que eles vivem pode acarretar o crescimento, também, de nosso programa", acredita.

Para o astronauta, o País ainda precisa investir em cursos com ênfase espacial para aprimorar e formar jovens talentos. Mesmo assim, os brasileiros têm feito bonito lá fora. "O custo de um profissional desta área é altíssimo. E não agrada a nenhum presidente tê-los trabalhando para concorrentes. Mas ainda temos de construir bases para retê-los aqui", esclarece Ganem. Da seleção da ESA, apenas cidadãos europeus puderam participar. Além de falar inglês e ter experiência em vôo, os candidatos deveriam apresentar título universitário em ciências naturais, engenharia ou medicina e um exame médico complexo, realizado numa base militar. "O programa espacial brasileiro é grande se comparado ao de outros países. Mas temos de estruturar nossos projetos antes de dar passos mais largos", ensina Pontes.”

Nenhum comentário: