sábado, 23 de maio de 2009

DILMA ROUSSEFF PASSA DOS 20% E SERRA CAI NA PESQUISA

Li hoje no site “Vermelho” o seguinte texto de Iram Alfaia, do :

“Nos cenários projetados pelo Instituto Vox Populi sobre a preferência do eleitor para a sucessão do presidente Luiz Inácio da Silva, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), já ultrapassou os 20% da intenção de voto. A pesquisa foi divulgada no site do PT e corresponde aos dias entre 2 e 7 de maio. Com exceção do Amapá e Roraima, foram entrevistadas em 305 municípios duas mil pessoas maiores de 16 anos das zonas urbana e rural em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A margem de erro vai de 2,2% a 5,7%.

Foram elaboradas cinco lista com cenários em que a única candidata presente em todas é Dilma Rousseff. Além disso, houve a comparação com o levantamento feito em maio de 2008. Num deles, sem a presença do governador mineiro Aécio Neves na disputa, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) ainda lidera, mas apresentou queda acentuada de 10%.

Em maio do ano passado, José Serra tinha 46% da intenção de voto estimulada. Agora ele tem 36%, seguido de Dilma com 19%, Ciro Gomes (PSB) 17%, Heloísa Helena (PSOL) 8%. Dilma cresceu 10 pontos na pesquisa levando em conta que em maio de 2008 tinha apenas 9%. Ciro Gomes, que possuía 23% na pesquisa anterior, caiu seis pontos.

No cenário sem a presença de Serra, quem leva a melhor é o deputado Ciro Gomes com 23%, seguido de Dilma com 21%, Aécio Neves 18% e Heloísa Helena 10%. Nenhum, Brancos e Nulos somam 12%. Não sabem responder 16%.

Noutro cenário, sem José Serra e Ciro Gomes, Dilma lidera com 25%, seguido de Aécio com 20% e Heloísa Helena 16%. Já sem a presença de Ciro e Aécio, Serra lidera com 43%, seguido de Dilma 22%, Heloísa 11%. Fora da disputa Ciro, Aécio e Heloísa Helena, o governador de São Paulo chega a 48% contra 25% de Dilma.

A pesquisa também apontou os candidatos com maior índice de rejeição. Nesse quesito, Heloísa Helena lidera com 17%, seguida de Aécio com 13%, Serra 12%, Dilma 11% e Ciro 9%.

Questionados sobre se votaria no candidato apoiado pelo presidente Lula, 23% dos eleitores responderam que com certeza. 41% deles poderiam votar, dependendo do candidato, 10% não votariam e 22% não levariam isso em conta.

Comparado aos dois últimos anos, esse item revela que aumentou significativamente a influência que o presidente terá na campanha do seu sucessor. É que em maio de 2007 apenas 14% votariam com certeza no candidato de Lula. Também aumentou o número de eleitores que votariam no partido do presidente de 33% para 34% .

O PT lidera na preferência entre os partidos com 29%, mas é o que tem o maior índice de rejeição com 8%, seguindo do PMDB com 5%, PSDB com 5%, DEM (ex-PFL) 3% e PSOL 2%. PCdoB, PV, PDT, PSB, PTB e PP têm o menor índice com 1% apenas.

GOVERNO LULA

Sobre o Governo Lula, houve crescimento no número daqueles que acham seu governo ótimo. Subiu de 15% (2008) para 19% em maio deste ano. Dos que acham bom de 44% para 47% e regular de 25% para 21%. Apenas 3% e 4% consideram ruim e péssimo, respectivamente.

Questionado sobre “a melhor coisa que Lula fez”, 36% dos eleitores consideram a implantação dos programas sociais com o principal item. No segundo, aparece o Programa da Bolsa Família com 31%. Sobre “a pior coisa que Lula fez”, 9% dizem que ele não combateu a corrupção, 4% a menos em relação a pesquisa de 2008.”

Nenhum comentário: