sábado, 15 de dezembro de 2012

IBOPE: 78% APROVAM MODO DE GOVERNAR DA PRESIDENTE DILMA



AVALIAÇÃO PESSOAL DE DILMA TEM NOVO RECORDE E CHEGA A 78%, diz pesquisa CNI/Ibope

Por Camila Campanerut, do portal UOL [do Grupo tucano “Folha”], em Brasília

“A aprovação pessoal do modo de governar da presidente Dilma Rousseff atingiu novo recorde, 78% [otimo e bom], 1 ponto percentual acima do apurado em setembro deste ano. O novo patamar, no entanto, está dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O índice é superior aos alcançados pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (61%) e Luiz Inácio Lula da Silva (62%), no mesmo período de seus governos. O levantamento foi apresentado na sexta-feira (14) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o Ibope, em Brasília. Essa é a quarta e última pesquisa do instituto no ano de 2012.

GOVERNO DILMA/PT

ÓTIMO e BOM (62%) e REGULAR (29%). TOTAL= 91% DE APROVAÇÃO

O governo de Dilma Rousseff teve a aprovação [ótimo e bom] de 62% dos brasileiros, índice igual ao registrado na última pesquisa, divulgada em setembro deste ano.

Na pesquisa divulgada sexta-feira, [além dos 62% de ótimo e bom] 29% avaliam o governo como regular e 7% como ruim e péssimo. A aprovação do governo Dilma ao final do segundo ano do primeiro mandato também supera a de FHC (47%) e Lula (41%).

A confiança na atuação da presidente frente ao cargo mais alto do Executivo nacional ficou em 73%.

A pesquisa avalia trimestralmente a opinião pública com relação à administração federal. A CNI/Ibope entrevistou 2.002 pessoas em 142 municípios entre os dias 6 e 9 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e grau de confiança de 95%.

A divulgação da pesquisa coincide com o aniversário da presidente, que faz hoje 65 anos. Ela está em viagem oficial à Rússia.

87% ACREDITAM QUE O FINAL DO GOVERNO Dilma/PT SERÁ ÓTIMO OU BOM OU REGULAR

Em relação à expectativa para os dois anos restantes do governo, 62% dos entrevistados acreditam que o final do governo será ótimo ou bom; 25% creem que será regular e [somente] 7% esperam que seja ruim ou péssimo.
{...}

RESULTADO POSITIVO VEM DO ENFOQUE SOCIAL, DIZ CNI

O gerente executivo de pesquisa da CNI, Renato Fonseca, destacou que as avaliações da presidente e de seu governo vêm de forma contínua tendo resultados positivos devido à manutenção no enfoque nas políticas sociais de combate à fome e pobreza e ao desemprego, que são as marcas do governo dela e do ex-presidente petista.

"A população ainda não está sentindo os reflexos do baixo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), a renda continua subindo, o desemprego está baixo e o efeito é muito mais severo nas empresas. Na indústria, o emprego parou de crescer", afirmou.

Fonseca também aponta que a rápida resposta aos casos de corrupção como a demissão de funcionários após a deflagração da “Operação Porto Seguro” da Polícia Federal também não afetou a popularidade de Dilma, pelo contrário: "já na pesquisa passada, isso se mostrou claramente como fato positivo; ela atuou rapidamente na demissão dos envolvidos e na apuração dos casos".

FONTE: reportagem de Camila Campanerut, do portal UOL [do Grupo tucano “Folha”], em Brasília (http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2012/12/14/dilma-cniibope.htm4/12/2012) [Imagem do Google, subtítulos e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: