sexta-feira, 11 de outubro de 2013

BLABLÁ EMPURRA DUDU PARA A DIREITA DE SERRA

 Marina pintou-se com as cores da reação (…). Abandonando a retórica melíflua, a ex-senadora revela, afinal, a coerência entre suas posições políticas e as sociais”

O professor Wanderley Guilherme dos Santos retorna, com brilho intenso, ao "Cafezinho", o blog que não se cansa de perguntar à "Globo Overseas": cadê o DARF ?

Marina empurrou o PSB para a direita

Wanderley Guilherme voltou mais afiado que nunca. Em seu artigo de hoje, o professor analisa a momentosa entrada de Marina Silva no partido de Eduardo Campos. E dispara:

Marina pintou-se com as cores da reação (…). Abandonando a retórica melíflua, a ex-senadora revela, afinal, a coerência entre suas posições políticas e as sociais. Empurrou o PSB para a direita de Aécio Neves, a um passo de José Serra.”

Coluna Cafezinho com Wanderley

MARINA, VOCÊ SE PINTOU

Por Wanderley Guilherme dos Santos

"Em 48 horas de fulminante trajetória, a ex-senadora Marina Silva provocou inesperados solavancos no panorama das eleições em 2014. Renegando o que há meses dizia professar, aderiu ao sistema partidário que está aí, mencionou haver abrigado o PSB como Plano C, sem mencioná-lo a desapontados seguidores, e declarou guerra a um suposto" chavismo petista". De quebra, prometeu enterrar a aniversariante república criada pela Constituição de 88, desprezando-a por ser “velha”. Haja água benta para tanta presunção.

Marina e seguidores não consideravam incoerente denunciar o excessivo número de legendas partidárias e, ao mesmo tempo, propor a criação de mais uma. Ademais, personalizada. O “Rede” sempre foi, e é, uma espécie de grife monopolizada pela ex-senadora. Faltando o registro legal, cada um tratou de si, segundo o depoimento de Alfredo Sirkis. Inclusive a própria Marina. Disse que informou por telefone ao governador Eduardo Campos que ingressaria no Partido Socialista Brasileiro para ser sua candidata a vice- presidente. Ainda segundo declaração de Marina, o governador ficou, inicialmente, mudo.


 Não era para menos. Em sua estratégia pública, Eduardo Campos nunca admitiu ser um potencial candidato à Presidência, deixando caminhos abertos a composições. Eis que, não mais que de repente, o governador é declarado candidato por sua autoindicada companheira de chapa. Sorrindo embora, custa acreditar que Eduardo Campos esteja feliz com o papel subordinado que lhe coube no espetáculo precipitado pela ex-senadora.

Há mais. Não obstante a crítica às infidelidades de que padecem os partidos que aí estão, Marina confessou sem meias palavras que ingressava no PSB, mas não era PSB, era “Rede”, e seria “Rede” dentro do PSB. Plagiando o estranho humor da ex-senadora, o “Rede” passava a ser, dali em diante, não o primeira partido clandestino da democracia, mas o primeiro clandestino confesso do Partido Socialista Brasileiro. Não deixa de ser compatível com a sutil ordem de preferência de Marina Silva. Em primeiro lugar, vinha a criação da "Rede", depois a pressão para que a legenda fosse isenta de exigências fundamentais para a constituição de um partido conforme manda a lei e, por fim, aceitar uma das legendas declaradamente à disposição.

Decidiu-se por uma quarta opção e impor-se a uma legenda que não é de conhecimento público lhe tenha sido oferecida. Enquanto políticos trocam de legenda para não se comprometerem com facções, a ex-senadora fez aberta propaganda de como se desmoraliza um partido: ingressar nele para criar uma facção. Deslealdade com companheiros de percurso, ultimatos e sabotagem de instituições estabelecidas (no caso, o PSB), não parecem comportamentos recomendáveis a quem se apresenta como regeneradora dos hábitos políticos.

O campo das oposições vai enfrentar momentosas batalhas. Adotando o reconhecido mote da direita de que o Partido dos Trabalhadores constitui uma ameaça “chavista”, Marina pintou-se com as cores da reação, as mesmas que usa em suas preferências sociais: contra o aborto legal, contra o reconhecimento das relações homoafetivas, contra as pesquisas com células tronco, enfim, contra todos os movimentos de progresso ou de remoção de preconceitos. Abandonando a retórica melíflua, a ex-senadora revela, afinal, a coerência entre suas posições políticas e as sociais. Empurrou o PSB para a direita de Aécio Neves, a um passo de José Serra. É onde Eduardo Campos vai estar, queira ou não, liderado por Marina Silva. As oposições marcham para explosivo confronto interno pelo privilégio de representar o conservadorismo obscurantista."


FONTE: escrito por Por Wanderley Guilherme dos Santos no blog "Cafezinho"   ( http://www.ocafezinho.com/2013/10/10/marina-empurrou-o-psb-para-a-direita/). Transcrito e comentado no portal "Conversa Afiada"   ( http://www.conversaafiada.com.br/politica/2013/10/10/wanderley-blabla-empurra-dudu-para-a-direita-de-cerra/).

5 comentários:

Probus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Probus disse...

É até engraçado o Paulo Henrique Amorim e ademais... pois o DUDU não se rendeu nem a lulinha "paz e amor" e nem a dilMÁ... vai se render a MÁrina?? É de fazer rir estes prognósticos, convém à todos ler a biografia de Miguel Arraes de Alencar "o Grande".

Mais engraçado ainda é o "teacher" Wanderley Guilherme dos Santos, do "Cafezinho", ainda questionar na maior cara de pau onde está o DARF da Globo Overseas...
É ridículo!! É de uma HIPOCRISIA que beira a má-fé, pois TODOS sabem muito bem quem é a Helena CHAGAS e quem é o Paulo BERNARDO... só não sabemos quem é o CHEFE deste dois larápios, se é a dilMÁ ou se é o Michel TEMER... Não é interessante?? A culpa NUNCA é da dilMÁ... nem do lulinha "paz e amor"...

É questionável ACUSAR ou SUPOR quem é de DIREITA, devemos, sim, questionar quem é mesmo da ESQUERDA, quem é SOCIALISTA, COMUNISTA, TRABALHISTA.

PT = Partido dos TRAÍRAS (Só se salva o Olívio DUTRA, mais NINGUÉM)

A região do SERTÃO nordestino sabe muito bem quem é lulinha "paz e amor" e quem é a dilMÁ... com VETOS de ROYALTIES do PETRÓLEO e dos MINÉRIOS... com projeto de TREM-BALA às custas dos POBRES do SERTÃO nordestino... com a PIOR Seca dos ÚLTIMOS 50 anos e o DESCASO CRIMINOSO de dilMÁ e, de lulinha paz e amor... mais de 10 MILHÕES de Cabeças de Gado DIZIMADAS... 12 MILHÕES de SERES HUMANOS, de CIDADÃOS, sob a TUTELA de um Estado GENOCIDA.

Em 31/07/2013 "DILMA anuncia R$ 8 BILHÕES para MOBILIDADE URBANA na CIDADE de São PAULO"

Em 19/08/2013 "DILMA anuncia R$ 2,1 BILHÕES para CIDADES do ABC em obras de MOBILIDADE, HABITAÇÃO e INFRAESTRUTURA, e entregou RETROESCAVADEIRAS para CEM CIDADES PAULISTAS"

Em 09/08/13 "ONU revela que NORDESTE sofre sua PIOR SECA nos últimos 50 anos"

"...segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Relatório da Produção da Pecuária Nacional, o Nordeste tinha 29.583.041 cabeças de gado em 31 de dezembro de 2011.
10% foram abatidos antes da hora porque o dono não pode esperar o gado morrer e 10% foram vendidos por qualquer preço. Ou seja, ao fim da seca, o SERTÃO do NORDESTE terá perdido 40% de seu rebanho, um prejuízo incalculável, significam mais de 10 milhões de bovinos MORTOS. Ante, ainda afeta 12 MILHÕES de SERTANEJOS de OITO Estados NORDESTINOS".

Está mais que provado que as intempéries favorecem e fomentam a Industria da SECA e, é ótimo para a MÁFIA da CARNE e do LEITE que vivem da DESGRAÇA do SERTÃO nordestino.

DILMA e LULA são da ESQUERDA??

Unknown disse...

Probus,
Lembro o óbvio: tudo é relativo. Quem está na extrema-esquerda vê Lula e Dilma na direita. Quem está na direita, vê Lula e Dilma na esquerda, junto com a extrema-esquerda.
Acho exagero colocar a culpa da seca e de seus danos sobre e Dilma. O que fez Eduardo Campos para combater a seca, além do que financiou o governo federal em Pernambuco?
Maria Tereza

Probus disse...

Maria Tereza,

Eu, coloco em questão:

Tudo é relativo? O que lhe dá esta certeza? Em muito, só é relativo quando é o que nos convém.

A culpa da Seca... e, de seus danos... EU resido na Zona Urbana do riquíssimo Vale do São Francisco, mas, nasci na paupérrima Zona Rural da mais árida e marginalizada Caatinga e, no mesmo Vale.
A Seca é um fenômeno que ao Sertanejo é natural por ser da NATUREZA, é uma intempérie. Mas, NUNCA nos será natural seus imensos danos, pois questionamos ações CONTRA esta desgraça, afinal, pagamos IMPOSTOS e damos MUITO LUCRO a MÁFIA da FIESP e do BOVESPA, não é mesmo? Isso é Histórico e Homologado.
O saque e a depredação da região nordeste do brazil é desde os tempos do Brasil Colônia, ratificado com as Sesmarias e o Coronelismo instituído pelos Régios e Imperiais do RIO e de São PAULO. Tornou-se um vício.
Então, questiono, onde está o DNOCS?? Onde está a SUDENE?? Onde estão os Silos com Ração Emergencial? Onde estão os Poços Artesianos? Onde estão as ESTRADAS do Sertão? Porque os Recursos Financeiros da Transposição do São Francisco foram desviados para construção dos estádios de Futebol?? Porque SERTANEJO nordestino não tem Direito a Royalties de Petróleo, nem do Etanol, nem do Açúcar, nem do Minério? Qual foi a Reforma Agrária dos 11 anos de desgoverno PETISTA?

DUDU, como Governador de um Estado POBRE, pouco fez pra "combater" a Seca do Sertão de Pernambuco, pois pouco pode, SECA NÃO se combate. NÃO tem como se combater a SECA, tem como se prevenir ou amenizar os prejuízos. Tem como se conviver dignamente, com cidadania, contra o fenômeno, mas, os Recursos Federais e Orçamentos, como demonstrei acima, são destinados a São Paulo, ao RIO, a galera preferida à preterida.

Maria Tereza, me diz o que a Dilma e o Lula, como Presidentes de uma RICA Nação, fizeram para prevenir e amenizar os prejuízos da Seca e seus NOJENTOS efeitos?? EU vos digo, NADA.
Ora, é só olhar o mapa, Sertão é 60% de TODA a região, dita, nordestina do brazil. Sertão não é Recife, Salvador, Fortaleza... Sertão é um ser tão, não tem nada a ver com nenhuma zona regional do mundo, Caatinga só existe no ser tão. E lá tem povoados, tem comunidades, tem Aldeias, tem Quilombos, só NÃO tem CIDADANIA, nem reconhecimento como gente, como ser humano.

Maria Tereza, diz pra mim o que foi financiado pelo Governo Federal para o sofrido Sertão de Pernambuco... que eu te digo o que o Governo Federal fez para a FIESP... para o BOVESPA... para as MONTADORAS, GRINGOS de Wall STREET... para os PIRATAS da EMBRAER, da Rede GLOBO, da VALE, das TELES, EMPREITEIROS, BANQUEIROS...
Está provado: O que é ÓTIMO pra o SUDESTINO, em muito, é péssimo para o NORDESTINO e para o Nortista.

Quem quiser saber quem é LULA e DILMA é só olhar a Figura 3 do gráfico do link.

http://www.funasa.gov.br/site/engenharia-de-saude-publica-2/saneamento-rural/

DILMA e LULA são excludentes, oportunistas e elitistas.

Todo sertanejo traz no peito o cheiro e a cor da sua terra, a marca de sangue dos seus mortos e a certeza de luta dos seus vivos.

O povo do Sertão já existia, antes mesmo de Portugal existir. Não existe nada mais legítimo nesta nação que o povo do Sertão.

Serra da Capivara Piauí Brasil - Delta do Parnaiba Unesco Patrimônio da Humanidade.flv

http://www.youtube.com/watch?v=w_iDQC2Ygms

Saudações,

Unknown disse...

Probus,
Belo e justo desabafo de sertanejo.
Infelizmente, já presenciei várias vezes o sofrimento causado pela seca no sertão nordestino. É situação que se repete há milênios.
Um detalhe: quando me referi a "combater a seca", é lógico que o correto seria "minorar os danos causados pela seca".
Você tem razão. A classe dominante que governou o Brasil desde os tempos de colônia até há pouco mais de uma década nunca priorizou o socorro aos habitantes das regiões atingidas pela intempérie. E ainda querem voltar ao poder, inclusive com a ajuda de novos amigos, como o referido Dudu.
Maria Tereza