segunda-feira, 24 de novembro de 2014

BANCO DOS BRICS É O 1º PASSO PARA SAIR DO IMPÉRIO DO DÓLAR NA ECONOMIA MUNDIAL



Banco dos BRICS é o primeiro passo para desdolarizar a economia mundial

"Os BRICS [Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul] poderão passar a ser, na prática, alternativa competitiva para o atual sistema econômico da hegemonia norte-americana. E ainda mais, os BRICS são capazes de tomar o seu lugar". Essas são algumas considerações manifestadas por Peter Koenig, economista norte-americano e ex-funcionário do Banco Mundial.

Na opinião do especialista, o Banco de Desenvolvimento instituído pelos BRICS é o primeiro passo no sentido de desdolarizar o sistema econômico global.

"Efetivamente, já chegou a hora para que um novo sistema monetário e econômico substitua o atual Banco Mundial, que é uma espécie de cassino gigante, um projeto de pilhagem com base no dólar, concebido por Wall Street... Esse sistema está à beira de um abismo ainda mais profundo do que a depressão da década dos 1930", afirma Koenig, sabendo que seis bancos norte-americanos controlam, no presente momento, dois terços de todos os ativos bancários mundiais (em 2008, eram pouco mais de 40%)".

FONTE: da "Voz da Rússia". Transcrito no portal "Vermelho"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/254009-2).[Título,ajustes de forma na linguagem e trecho entre colchetes introduzidos por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: