sábado, 22 de novembro de 2014

ENTRA EM OPERAÇÃO MAIS UM GRANDE NAVIO-PLATAFORMA PARA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO





Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras:

FPSO Cidade de Ilhabela entra em operação, no campo de Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos


"Entrou em operação, na quinta-feira (20/11), o navio-plataforma Cidade de Ilhabela, instalado no campo de Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos. A nova unidade faz parte do conjunto de projetos de produção programados para este ano pelo nosso "Plano de Negócios e Gestão para o período de 2014 a 2018".

A plataforma 'Cidade de Ilhabela' é unidade do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo). A unidade foi contratada em 30 de março de 2012 ao consórcio QGOG/SBM e seu casco foi convertido a partir de um navio petroleiro no estaleiro CXG, na China. Já a integração dos módulos da planta de processo foi realizada no Estaleiro Brasa, em Niterói (RJ).

O navio-plataforma foi ancorado em local onde a profundidade de água é de 2.140 metros, na direção do litoral de São Paulo, a cerca de 310 km da costa. A plataforma terá capacidade de produzir até 150 mil barris de petróleo por dia (bpd), comprimir até 6 milhões de m³/dia de gás natural e armazenar 1,6 milhão de barris de petróleo. Além disso, tem capacidade de injeção de 180 mil barris de água por dia. 


O poço 3-SPS-69, o primeiro em operação, tem potencial de produção de 32 mil bpd. O petróleo produzido no campo de Sapinhoá é de excelente qualidade – em média 290 API – e será escoado por 'navios aliviadores'.

O escoamento da parcela do gás não utilizado para reinjeção no campo será feito pelo gasoduto Sapinhoá-Lula-Mexilhão até a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), localizada em Caraguatatuba, no litoral paulista. Nove poços produtores e sete poços injetores serão conectados ao Cidade de Ilhabela. A previsão é que o pico de produção seja atingido no segundo semestre de 2015.

O conteúdo local estimado para o desenvolvimento do campo de Sapinhoá é acima de 55%, superior ao conteúdo local mínimo estabelecido pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), de 30%. O FPSO teve 13 dos seus 18 módulos da planta de processo construídos no Brasil: três na EBSE-Nuclep, em Itaguaí (RJ), e dez no estaleiro Brasa, em Niterói (RJ).

A produção no campo de Sapinhoá começou em janeiro de 2013, com a interligação do poço 1-SPS-55 ao 'FPSO Cidade de São Paulo' (Piloto de Sapinhoá), com capacidade de produzir até 120 mil bpd.

Operamos (45%) o campo de Sapinhoá em parceria com a BG EΠBrasil Ltda (30%) e Repsol Sinopec S.A. (25%).

Saiba como foi a construção e entenda a estrutura e o funcionamento da FPSO Cidade de Ilhabela:




Características técnicas:


Capacidade de produção: 150 mil bpd
Capacidade de tratamento de gás natural: 6 milhões de m³/dia
Capacidade de armazenamento: 1,6 milhão de barris de petróleo
Alojamento: 140 pessoas
Lâmina d’água: 2.140 metros

FONTE: d
o blog "Fatos e Dados", da Petrobras   (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/fpso-cidade-de-ilhabela-entra-em-operacao-no-campo-de-sapinhoa-no-pre-sal-da-bacia-de-santos.htm).

Nenhum comentário: