quinta-feira, 1 de março de 2012

GRAVE CRIME CONTRA A IMPRENSA. HAVERÁ ALARIDO?

tropas israelenses fecham emissoras de televisão da Palestina 

[OBS deste blog ‘democracia&política’: Será que a mídia internacional e a brasileira condenarão, com ênfase e repetidamente, esse crime israelense contra a liberdade de imprensa? Se forem coerentes, honestas e isentas, sim.

Cito um exemplo de “defesa da liberdade de imprensa” muito propagado nos últimos tempos. O presidente do Equador, Rafael Correa, processou três editores de jornal e um ex-colunista em caso de grave difamação contra o presidente. A Justiça os condenou à prisão e os obrigou a pagar indenização de 40 milhões de dólares. O fato de os jornalistas terem sido processados e condenados enfureceu a mídia brasileira e internacional e os defensores da “liberdade da imprensa”. Há muitos meses, Rafael Correa vem sendo demonizado pela mídia, mesmo após ele perdoar e anistiar os condenados.

Assim, da mesma maneira, por conta desse truculento ato de invasão de território alheio e fechamento de emissora de televisão, certamente, veremos, leremos e ouviremos nos próximos meses intensas demonizações de Israel por parte da mídia.

P.S.: não acredito nessa minha lógica. A hipocrisia da mídia continuará. Haverá submisso silêncio sobre essa grave agressão à liberdade de imprensa.

Vejamos a seguinte notícia divulgada ontem (29)]:

Soldados e funcionários do Ministério de Comunicações de Israel fecharam na quarta-feira (29) duas emissoras de televisão em Ramallah, Palestina, após confiscar equipamentos de transmissão e computadores, em diversas “batidas” efetuadas em solo palestino.

A operação aconteceu na madrugada de quarta-feira nas redações da emissora privada "Watan" e do canal "Al Quds" ligado à universidade palestina de mesmo nome, informaram as redes de notícias.

Estúdio da emissora palestina privada "Watan"

Além disso, quatro funcionários da "Watan" foram detidos durante algumas horas: o responsável de produção Abdul Rahman Thaher, a correspondente Hamza Salaymeh, o especialista gráfico Ibrahim Milhim e o locutor Ahmad Zaki.

"Me prenderam junto com meus companheiros e armaram uma confusão enorme nos escritórios. Ficaram muito aborrecidos ao ver uma foto de Khader Adnan (um preso palestino que ficou 66 dias em greve de fome) pendurada na parede", afirmou um funcionário à agência palestina "Ma'an".

Tanto o Exército como o Ministério de Comunicações israelenses confirmaram a operação, enquanto o ministro de Telecomunicações palestino, Mashur Abu Daqa, condenou a ação.

“DESCULPAS”

O porta-voz do ministério israelense, Yejiel Shavi, disse que a transmissão palestina "interferia" nas ondas de rádio e televisão israelenses e na comunicação aérea. O argumento, para tentar legitimar a arbitrariedade israelense, foi de que a interferência "poderia [eventualmente] fazer com que um dia caísse um avião no aeroporto Ben Gurion", perto de Tel Aviv.

O representante sionista argumentou que a operação respeita os Acordos de Oslo de 1993. Esses acordos preveem que, tanto Israel como a ANP (Autoridade Nacional Palestina) devem zelar para que suas respectivas transmissões não gerem interferências, enquanto um comitê técnico de especialistas deve estudar as eventuais questões que surjam.

[OBS deste blog ‘democracia&política’: Será que é recíproco e amparado pelo Acordo de Oslo esse tal direito de invasão do território alheio e fechamento à força de emissoras de televisão porque o invasor acha que "poderiam [eventualmente] fazer com que um dia caísse um avião”?]

O ministro de Telecomunicações palestino afirmou que Israel não tinha feito nenhum pedido prévio a respeito por meio dos canais oficiais e assegurou que as emissoras operavam de forma legal.

"Ao colocar estas duas estações em ponto de mira, a ocupação israelense provoca nossa sociedade e nosso povo, especialmente os jovens", disse em entrevista coletiva concedida em Ramallah.”

FONTE: portal “Vermelho” com informações da “Folha.com”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=176760&id_secao=9) [Imagens do google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: