sexta-feira, 30 de março de 2012

SOBRE A DESFAÇATEZ, OU SOBRE DEMÓSTENES [HUMOR? AUTOGOZAÇÃO?]

Seria esse o radinho importado intensamente usado, próprio para ligações secretas não grampeáveis com os criminosos?

“...O que começou pequeno, com o ‘Bloco da Mentira’, foi ganhando corpo até se transformar na ‘Escola de Samba Unidos da Desfaçatez’.(...). De nada adianta se fantasiar de ovelha se, quando abre a boca, mostra as presas de lobo (...). Exige-se apenas a verdade, não precisa mutilar suas ideias, sacrificar-se intimamente (...). Não representa desvio de caráter defender diante das câmeras o que professa entre quatro paredes - o defeito é mentir" .

Os trechos acima são de autoria do ex-líder dos demos no Senado, Demóstenes Torres, em artigo publicado originalmente no "blog do Noblat" ("O Globo"), em 22-02--2012. Nessa data, o Savonarola-mór da oposição demotucana, um dos mais aguerridos acusadores do governo no episódio convencionado como 'mensalão', já havia trocado 298 telefonemas com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, em aparelho blindado presenteado pelo próprio, e mais cerca de 200 ligações com a alta direção da revista “Veja”.

Para a “Veja”, Demóstenes era o mais alto “mosqueteiro da ética”...

Essa [a "Veja"], por razões que o tempo dirá, resolveu agora fritá-lo por antecipação, como quem frita um arquivo, em consonância com o que tem feito também o jornal 'O Globo'.

Contra o centurião, agora jogado ao mar por seus pares afoitos, pesa, ademais, a suspeita de abiscoitar 30% dos lucros [de muitos milhões] do bicheiro mencionado, de quem também ganhou mimos no casamento e a cuja carteira recorria até para despesas de pequenos deslocamentos aéreos.

Em seu blog, Demóstenes apresenta-se como “Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante do Senado", e da Comissão que está reescrevendo o “Código de Processo Penal”; e sentencia [cínico e] altaneiro: "Demóstenes participou de diversas CPIs e não deixou acabar em pizza as que foi relator (...). [com grande dose de humor, de irônica autogozação, ele se define:] Demóstenes é o parlamentar que mais combate a corrupção no Brasil". No arremate, o carrilhão autobiográfico badala: "No último mês de dezembro, a Revista “Época” divulgou uma lista em que o senador Demóstenes Torres foi apontado como uma das 100 personalidades mais influentes do país".

FONTE: cabeçalho do site “Carta Maior” em 28/03/2012( http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm)  [Título, imagem do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: