quinta-feira, 29 de março de 2012

MAIS MERCADOS PARA VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO

SARVANT, da nacional ORBISAT

“Tecnologia que mudou a indústria de Defesa dos EUA, a pesquisa dos veículos aéreos não tripulados (VANTS) começou em São Carlos nos anos 90, na USP, junto com a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Luciano Neris, diretor da AGX e doutor em engenharia elétrica pela USP, onde participou das pesquisas, diz que "o foco sempre foi criar sistema de baixo custo, para coletar imagem de área agrícola e ambiental".

A maior clientela hoje é de fazendeiros e prestadores de serviços, mas a empresa "tenta galgar novos mercados". Doou um VANT ao Exército e mantém parcerias com a polícia ambiental paulista.

A AGX produz os modelos TIRIBA (pequeno) e ARARA (médio), para coleta de imagens, e desenvolve um maior, com aporte de R$ 8 milhões da FINEP, em parceria com a ORBISAT, que já faz radares para o Exército. O SARVANT terá "radar de abertura sintética" para monitorar a Amazônia.

VANT Arara, da Orbisat

Já a “EMBRAPA Instrumentação” desenvolve aplicativos para VANTS, relata o pesquisador Lúcio André de Castro Jorge, doutor pela USP São Carlos e responsável pelos sistemas apresentados na CEBIT, feira mundial de tecnologia da informação realizada na Alemanha.”

FONTE: Folha de São Paulo  (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/33268-veiculo-aereo-nao-tripulado-mira-mais-mercados.shtml) [Imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: