quinta-feira, 22 de março de 2012

EMPREGO E RENDA MÉDIA EM FEVEREIRO SÃO OS MELHORES JÁ MEDIDOS NO BRASIL


Desemprego é o menor em dez anos para um mês de fevereiro

Do portal UOL

A taxa de desemprego em fevereiro foi de 5,7%, a menor para um mês de fevereiro nos últimos dez anos, quando teve início essa série de pesquisas (março de 2002).

A variação foi mínima em relação a janeiro, quando se registrou 5,5%, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (22).

Em comparação com fevereiro de 2011 (6,4%), recuou 0,7 ponto percentual.

A população desocupada (1,4 milhão de pessoas) foi considerada estável no confronto com janeiro. Quando comparada com fevereiro do ano passado, recuou 8,6% (menos 130 mil pessoas).

O rendimento médio dos trabalhadores foi de R$ 1.699,70 e também bateu o recorde dos últimos dez anos em fevereiro. Os salários subiram 1,2% em comparação com janeiro.

Em relação a fevereiro do ano passado, o poder de compra dos ocupados cresceu 4,4%. A massa de rendimento de todos os trabalhadores ocupados (o salário somado de todos eles) chegou a R$ 38,7 bilhões, aumento de 1,6% em relação a janeiro.

A população ocupada (22,6 milhões) não variou frente ao mês de janeiro. No confronto com fevereiro de 2011, verificou-se aumento de 1,9%, o que representou elevação de 428 mil ocupados no intervalo de 12 meses.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,2 milhões) não registrou variação na comparação com janeiro. Na comparação anual, houve elevação de 5,4%, o que representou adicional de 578 mil postos de trabalho com carteira assinada em um ano.

A pesquisa mensal de emprego é realizada pelo IBGE nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.”

FONTE: portal UOL  (http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/03/22/desemprego-e-o-menor-em-dez-anos-para-um-mes-de-fevereiro.jhtm) [título e imagem do Google adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: