domingo, 16 de dezembro de 2012

A PASSIVIDADE BOVINA DO PT

Por Lincoln Secco, especial para o portal “Viomundo”

O ENÉSIMO ESCÂNDALO E A PASSIVIDADE BOVINA DO PT

Irene preta / Irene boa / Irene sempre de bom humor./ Imagino Irene entrando no céu:/ — Licença, meu branco!/ E São Pedro bonachão:/ — Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.” (Manuel Bandeira).

É de Manuel Bandeira o belo poema “Irene no Céu”. Os três primeiros versos são sempre ritmados por uma acentuação das sílabas poéticas que facilmente nos convida a cantar. Assim, mais que a cor de Irene, também o ritmo parece popular. Ao mesmo tempo é visível o distanciamento entre o eu poético e a voz da própria Irene ao entrar onde, a princípio, não seria convidada. Afinal, Irene pede licença. Ela não deveria, posto que seja seu o direito de entrar no céu, já que é boa.

Desde 2003, quando Lula se tornou presidente, o Partido dos Trabalhadores (PT) aparece na grande imprensa como uma imensa coleção de escândalos. E desde então uma pergunta tem incomodado a base social do PT: por que os dirigentes petistas têm tanto medo? A resposta não é simples e poderia ser reformulada: Por que alguém que recebe o poder das mãos do povo pede licença para exercê-lo?

Recentemente, a Polícia Federal invadiu o escritório da Presidente da República para encontrar “provas” contra o seu antecessor, que é simplesmente o seu maior apoiador. A primeira e única defesa petista foi a de que agora a PF age como instituição republicana e independente blá blá blá blá… Da mesma maneira, o STF agiu como instituição independente… Ora, alguém imaginaria a PF invadindo o escritório de Fernando Henrique Cardoso quando ele era presidente?

Ante a condenação de José Dirceu, José Genoino e João Paulo Cunha, o PT não reagiu. Aceitou o julgamento como legítimo. Ante o receio do confronto com a imprensa, o relator Odair Cunha buscou refúgio no presidente do PT, Rui Falcão. E este, escondeu-se em algum lugar.

É certo que há políticos em qualquer partido que ganham com a queda de seus adversários internos e o PT não é diferente. Mas nada disso explica um comportamento coletivo de uma passividade bovina.

A explicação da covardia política não é, evidentemente, a de que os dirigentes petistas sejam naturalmente medrosos. Como em todos os partidos, existem os covardes, os corruptos, os que se associam a banqueiros etc. Mas há também os que não se curvam e lutam.

Que o “oprimido” se ache sem o direito de ocupar um lugar que não é o seu, é bastante compreensível. O PT forjou em sua história uma nova elite de sindicalistas, professores de ensino fundamental, líderes de movimentos sociais e pessoas de classe média que, oportunamente, aderiram ao partido. A ascensão social e política dessas pessoas não teve correspondência na ideologia, a qual continua sendo a dos que detêm os meios de produção de mercadorias materiais e espirituais.

Contudo, por mais que ataquem o PT e destruam seletivamente suas lideranças, os opositores não conseguem retomar o governo. E isso acontece porque eles não dispõem de programa alternativo nenhum. Sem discutir os erros estruturais do Governo Lula, é visível a melhoria social que ele gerou.

Enquanto durar esta conjuntura, as armas da oposição serão inúteis e o PT poderá continuar jogando seus timoneiros ao mar. Há “petistas” que imaginam que é bom que a imprensa “limpe” o partido. Há os que acreditam que os escândalos apenas maculam a sua História. Nada mais falso. Não é a história do PT que está em jogo. É o seu futuro.”

FONTE: escrito por Lincoln Secco, especial para o portal “Viomundo”. O autor é professor de História Contemporânea na USP e autor de “A História do PT” (São Paulo, Ateliê Editorial)
 (http://www.viomundo.com.br/politica/lincoln-secco-o-enesimo-escandalo-e-a-passividade-bovina-do-pt.html). [Imagem do Google e adicionada por este blog ‘democracia&política’].

2 comentários:

Unknown disse...

Já vou eu bater na mesma tecla novamente. Por que Polícia Federal nao bateu na porta do FHC, ela nao pode bater na portas do outros presidentes entao, vou ser passivos para o resto da vida?
O que voces nao percebem é justamente isso, que o PT cresce e ganha eleiçoes justamente por isso, pela investigação, e que nao o presidente está acima da justica e da ficha limpa.

Unknown disse...

Unknown,
Você não é obrigado a "ser passivo para o resto da vida".
Acho certo todos os crimes serem investigados e os criminosos condenados.
O que acho errado e até muito jocoso é o PGR e o STF (e setores da PF) serem grosseira e ostensivamente hemisféricos.
Por exemplo, o PGR julgou análogos e bem maiores crimes do mensalão tucano como "simples crimes eleitorais" e "já prescritos" (após engavetados tanto tempo). O PGR sugeriu ao STF o arquivamento. O STF não o arquivou, mas, espertamente, dispersou-o ("fatiou") para o trâmite espalhar-se sem alarde em várias instâncias e recursos e em infinitos prazos. "Estranhamente", o STF não autorizou isso na ação contra o PT.
É esse o cenário da triste comédia partidária que estamos assistindo. É a velha e permanente luta da direita para assumir o poder.
Maria Tereza