segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ENTREVISTA DA PRESIDENTA DILMA DURANTE A CÚPULA DO MERCOSUL

ENTREVISTA DA PRESIDENTA DILMA DURANTE A CÚPULA DE CHEFES DE ESTADO DO MERCOSUL

“A presidenta Dilma Rousseff concedeu na sexta-feira (7) entrevista no Itamaraty, durante a Cúpula de chefes de Estado do Mercosul. Assista ao vídeo [ao final desta postagem]. Leia abaixo os principais trechos:

MINISTRO DA FAZENDA

Quando eu estava entrando, vocês gritaram para mim a respeito da questão do Guido Mantega… Então, eu vou dizer para vocês o seguinte: eu acho… nós todos aqui e eu, em especial, sou a favor da liberdade de imprensa. Então, não tenho nenhum senão a dizer sobre o direito de qualquer revista ou jornal falar o que quiser. Só quero me manifestar que, em hipótese alguma, o governo brasileiro, eleito pelo voto direto e secreto do povo brasileiro, vai ser influenciado por uma opinião de uma revista que não seja brasileira. E acho que não é correto, também, pelo seguinte: não vi, diante dessa crise gravíssima pela qual o mundo passa, com países tendo taxas de crescimento negativas, escândalos, quedas de bancos, quebradeiras, eu nunca vi nenhum jornal propor a queda de um ministro. Nós estamos crescendo a 0,6% neste trimestre. Iremos crescer mais no próximo trimestre. Então, a resposta é: de maneira alguma eu levarei em consideração essa, diríamos, “sugestão”. Não vou levar. Muito obrigada.

CRISE

Nenhum banco como o Lehman Brothers quebrou aqui. Nós não temos crise de dívida soberana. A nossa relação dívida/PIB é de 35%. A nossa inflação está sob controle. Nós temos US$ 378 bilhões de reservas. E tudo isso se dá por quê? Porque os juros caíram no Brasil? E os juros caíram no Brasil porque não podiam cair aqui? Aqui tinha [para os grandes especuladores estrangeiros] de ser o único, como dizia um economista antigo nosso: “o último peru…”. Ele falou de Ação de Graças, mas como aqui a gente não comemora Ação de Graças, nós vamos chamar de ‘peru de Natal’.”



Ou no YouTube: http://youtu.be/uZngXOc2KBY

FONTE: Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/entrevista-da-presidenta-dilma-durante-a-cupula-de-chefes-de-estado-do-mercosul/).

Nenhum comentário: