sábado, 8 de dezembro de 2012

FORÇA AÉREA TERÁ DATALINK NACIONAL PARA COMUNICAÇÃO ENTRE AERONAVES

Além dos F-5EM (foto), caças como o A-1 também receberão o datalink BBR2. - Foto: Gustavo Nardon/Defesanet

“A Força Aérea Brasileira assinou na quinta-feira (6/12) o contrato para o desenvolvimento do "Link BR2", tecnologia que vai permitir os aviões trocarem dados entre si em pleno voo.

O acordo com a empresa Mectron, de São José dos Campos (SP), prevê que, até 2016, o sistema deverá estar instalado em quatro caças F-5M, quatro A-29 e dois E-99, além de estações em solo, inclusive para uso do Exército e da Marinha. O planejamento prevê instalar o Link BR2 futuramente, em maior número de aeronaves, além de outros modelos, como helicópteros, aviões de patrulha e de reabastecimento em voo.

"O sistema de datalink é um multiplicador de força para qualquer Força Aérea", afirmou o Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), organização da FAB responsável por projetos de aquisição. O Link BR2 vai integrar mais aeronaves da Força Aérea em uma só rede, diferentemente dos modelos atualmente em uso, que são restritos para aeronaves específicas. Com o novo datalink, será possível, por exemplo, um piloto conseguir visualizar todos os dados captados pelo radar de outro avião.

O Brigadeiro Baptista Júnior lembrou, ainda, que o contrato assinado envolve não apenas a aquisição do sistema, mas o seu desenvolvimento no Brasil. "É uma oportunidade para a indústria nacional, para que a gente traga, não somente a fabricação do hardware, do rádio, daquilo [físico] que é fabricado, mas, principalmente, que a gente traga a inteligência que está dentro desse processo do datalink", explicou.

Já o presidente da Mectron, Gustavo Ramos, ressaltou que esse contrato é importante para assegurar o desenvolvimento do Brasil na área de tecnologia. "É condição sine qua non fazer o desenvolvimento no Brasil para que a indústria nacional de defesa possa ter essa competência, atender a essas necessidades, absorver tecnologia com garantia de Segurança Nacional e, depois, exportar para outros países e crescer ainda mais", disse.

ENTREVISTA

Leia a seguir entrevista com o Coronel-Aviador Francisco Guirado Bernabeu, um dos gerentes do projeto Link BR2, e o Coronel-Aviador Flávio Luis de Oliveira Pinto concedida à Agência da Força Aérea (AgFA):

AgFA - Qual a vantagem de uma aeronave utilizar datalink?

O datalink, hoje, representa grande diferencial para uma Força Aérea, especificamente para aeronaves de combate, porque permite que elas troquem informações por dados, sem a necessidade de comunicação por voz. Isso agiliza a comunicação entre os pilotos e aumenta muito a consciência situacional.

AgFA - Como, na prática, ele pode ser utilizado?

Por exemplo, a síntese radar do E-99, uma aeronave que tem um radar bastante poderoso, pode ser repassada para o piloto do A-29, de maneira que este tenha condições de visualizar outras aeronaves, mesmo sem ter um radar à bordo. Isso evita que o operador do E-99 e o piloto do A-29 tenham que estabelecer comunicação por voz.

AgFA - E o Link BR2 serve para transmitir imagens também?

Serve. É possível a transmissão de imagens óticas ou de outros tipos de sensores, além de, também, mandar texto, o que traz grande ganho operacional. Uma aeronave pode enviar a imagem de um alvo para outra aeronave ou para um centro de comando e controle, a fim de verificar sua correta identificação e engajamento. Um comandante pode acompanhar visualmente o desenrolar de uma operação.

AgFA - A adoção dessa tecnologia muda a forma de combater?

Muda. Por exemplo, utilizando o recurso do datalink, você pode enviar uma aeronave na frente, com o radar desligado, mas conhecendo todos os alvos à frente, repassados por uma aeronave que esteja mais atrás, esta sim com o radar ligado. Então, a aeronave da frente, ao não utilizar o radar, vai estar mais escondida eletronicamente do que uma aeronave que esteja com o radar ligado. Essa aeronave da frente, portanto, pode se aproximar mais de seu alvo e fazer uso mais eficiente de seu armamento, por meio das informações passadas por outras aeronaves.

AgFA - E é possível atirar utilizando os dados do Link BR2?

Sim, será possível. Não faz parte do escopo deste projeto, mas já previmos a possibilidade de fazer a escravização e o guiamento de mísseis a partir de alvos captados por sensores de outras aeronaves e transmitidos via data link.

AgFA - Como será a implantação do Link BR2 na FAB?

Inicialmente nós vamos instalar o datalink em quatro aeronaves F-5M, quatro aeronaves A-29 e duas aeronaves E-99M. Com o datalink instalado nessas aeronaves, vamos fazer "prova de conceito" e testar todas as funcionalidades que foram planejadas. Depois que validarmos a solução, vamos implementar nas demais aeronaves da Força Aérea.

AgFA - E o A-1 modernizado, terá o Link BR2?

O Link BR2 já está sendo instalado no A-1, só que o A-1 está recebendo a primeira versão do link BR2. Nesse contrato que estamos assinando, vamos ter o link BR2 com capacidades adicionais, mas essa nova versão será capaz de trocar dados com a versão instalada no A-1 .

AgFA - Qualquer aeronave pode receber uma tecnologia como essa?

Sim, mas seu uso depende de como a aeronave será utilizada em um cenário operacional. O equipamento datalink é, mais ou menos, do tamanho de uma caixa de sapatos. Nessa caixa, haverá um rádio e o terminal datalink, com protocolos de comunicação e aplicativos para interagir com os pilotos e os sistemas das aeronaves

AgFA - E que tipos de aeronaves devem receber datalink?

Depende da missão dessa aeronave. Aeronaves de caça, aeronaves de reconhecimento, aeronaves de patrulha, de reabastecimento, de controle e alerta em voo, helicópteros.... qualquer aeronave que tenha função relevante no teatro de operações.

AgFA - A FAB já utiliza algum tipo de datalink? Qual a diferença para o Link BR2?

Nós já utilizamos alguns datalinks. Nós temos datalink que permite que apenas aeronaves F-5 conversem entre si; temos outro datalink para as aeronaves A-29, e temos o Link BR1, que permite a comunicação entre as aeronaves E-99 e R-99 com estações em solo. Foi a partir da experiência adquirida com esses datalinks que conseguimos desenvolver os requisitos para o Link BR2, que vai permitir que todas as aeronaves possam conversar entre si com grande capacidade de transferência de dados. Será possível, com esse novo sistema, incluir mais de 1.000 aeronaves, em diversas redes, trocando dados, simultaneamente, entre si.”

FONTE: da “Agência Força Aérea”. Transcrito no site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/8924/Forca-Aerea-tera-datalink-nacional-para-comunicacao-entre-aeronaves).

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