segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PERSPECTIVAS E RESULTADOS DO PRÉ-SAL

Carlos Tadeu Fraga

CARLOS TADEU FRAGA FALA SOBRE PERSPECTIVAS E RESULTADOS DO PRÉ-SAL

“Na semana que passou, o gerente-executivo do pré-sal da área de Exploração e Produção da Petrobras, Carlos Tadeu Fraga, ministrou palestra no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro, sobre o panorama atual do desenvolvimento das descobertas de óleo e gás no pré-sal. Em sua apresentação, Fraga destacou o potencial e as perspectivas, além da estratégia da Companhia e os principais resultados alcançados até agora. As declarações ganharam repercussão em importantes veículos da imprensa (Valor Econômico, O Globo, G1, UOL, Extra), que destacaram que o crescimento da produção da Petrobras no pré-sal subiu 148% desde janeiro de 2011.

Confira alguns dos principais trechos:

- “A produção acumulada de petróleo da Petrobras, desde a sua criação, até dezembro de 2011 é de 15 bilhões de barris de óleo equivalente. Isso serve para compreender o que já foi descoberto no pré-sal e declarado comercial (não estou considerando aqui aquilo que ainda está em fase de avaliação e cuja comercialidade será declarada no momento oportuno, previsto em contrato). Somente os “campo de Lula”, “Sapinhoá” e cessão onerosa equivalem, em volume recuperável, volume que vai ser reproduzido, a tudo que a Petrobras já produziu desde a sua descoberta até 2011. Acho que isso traduz melhor do que qualquer outra expressão a importância e a pujança da descoberta do pré-sal para a Petrobras, para a indústria de petróleo e gás brasileira, para o Brasil e para a indústria de petróleo e gás no mundo.”

- “A produção de petróleo da Petrobras cresceu muito de 1980 até 2011, desde a descoberta da Bacia de Campos. Cresceu a uma taxa média de 10% ao ano e não tem paralelo na indústria. Nenhuma companhia de petróleo teve crescimento nessa ordem de grandeza.”

- “Evidentemente, as descobertas pujantes que temos no pré-sal terão vida longa, vida de produção por décadas e, obviamente, é do nosso interesse aplicar novas tecnologias que possam aumentar a segurança, aumentar a confiabilidade, reduzir custos de investimentos, reduzir custos operacionais e maximizar a produção. E várias dessas tecnologias já estão sendo testadas em diversos estágios, algumas em protótipo, outras em piloto, outras embarcada. Trabalho liderado pelo nosso “Centro de Pesquisa da Petrobras”, com espessa participação de fornecedores de bens e serviços.”

-”Está destacado, também, que nessa unidade (Piloto de “Lula”) foi instalada e está em operação o primeiro sistema compacto para separação de CO² do gás natural em uma unidade flutuante. O gás natural do pré-sal, em algumas áreas, tem teor de contaminantes CO² e H²S, que requer tratamento, requer processamento. A indústria domina essas técnicas. Tirar CO² do gás natural nós sabemos fazer. Normalmente, requer reatores que são grandes. Só que, tudo aquilo que é grande, trabalha contra a economicidade em uma situação marítima de produção. O metro quadrado mais caro do mundo não é na Quinta Avenida, não é na Vieira Souto, é aqui [na plataforma]. Se você colocar aqui em cima alguma coisa que tenha grande porte, grande área, você encarece o projeto e pode tornar não econômico o seu desenvolvimento. Nós partimos, então, do desenvolvimento tecnológico, junto com alguns fornecedores nossos, para esses sistemas compactos para retirar o CO² do gás natural. O primeiro dos desenvolvimentos já está em operação, com sucesso, no ‘Campo de Lula’.”

-"Nesses últimos 20 meses, janeiro de 2001 a novembro de 2012, menos de 24 meses, 22 meses, a produção quase que triplicou. O pré-sal lato sensu, hoje, produz 211 mil barris por dia. Isso é mais que a soma da produção terrestre do Recôncavo Baiano com a Bacia Potiguar e com a área de Sergipe-Alagoas. Isso é mais do que a produção de muita companhia de petróleo no mundo.”

- “Ninguém projetou, instalou, operou, deu manutenção em mais sistemas de produção em águas profundas no mundo do que a Petrobras. É natural que, ao fazer diversas vezes, mesmo que eu não queira levar em conta a competência acumulada da Petrobras e de seus fornecedores, só o fato de fazer em forma repetida lhe faz aprender. Nós sabemos fazer isso. E é essa convicção que é a base que suporta a estratégia para o pré-sal.

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras  (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2012/12/07/carlos-tadeu-fraga-fala-sobre-perspectivas-e-resultados-do-pre-sal/).

Um comentário:

Probus disse...

O interessante nisso é que TODOS os estados custeiam a PETROBRAS para PAGAR ROYALTIES para o RIO de JANEIRO...
O estado OPORTUNISTA e SEGREGADOR do RIO de JANEIRO deveria CUSTEAR a PETROBRAS, tal qual, as Forças ARMADAS que protegem e vigiam o PRÉ-SAL...
É a prova clara de quem alimenta o SEPARATISMO: O Sistema PARASITÁRIO da Política do Café Com Leite da Velha República. O histórico "opressor" contra o "eterno" oprimido. Falta só o Norte bancar o TREM BALA do Sul Maravilha.

O estado do PARÁ deveria bloquear as atividades da VALE do RIO DOCE, a BAHIA deveria renegociar a extração de URÂNIO e, o AMAZONAS, deveria mesmo repensar suas RIQUEZAS e recursos à parte do resto do BraZil.

A bancada do Nordeste vai trucidar a MPV 592, vai cair a máscara do APARTHEID do Sul Maravilha.
Em 2014 tem eleição presidencial, acho que a madame Rousseff virá aos vassalos nordestinos a suplicar votos, os nordestinos vão se lembrar deste VETO, o Dudu vai dar um trabalho danado ao RUI FALSÃO...