sexta-feira, 29 de novembro de 2013

MENSAGEM À CLASSE MÉDIA


Por Ricardo Muniz

Manifesto por menos impostos, pelo combate à corrupção e contra a subversão? Um alerta para você perceber a tempo que pode estar fazendo o jogo do (seu) inimigo...



Você que é classe média, seja a favor da redução de impostos, sim: menos impostos para a classe média e imposto zero para famílias pobres, para periferias. Defenda mais imposto para ricos. Essa agenda, a da tributação progressiva, a da justiça tributária – paga mais quem tem mais –, é sua. Assim é que se vai financiar a melhoria dos serviços públicos. Não caia na conversa fiada de que imposto para rico, banco, fazenda e empresa é “um fardo que inviabiliza a competitividade econômica” – na verdade, eles nunca serão a favor de abrir mão de qualquer parte de seus ganhos e lucros, evidentemente, e se pudessem não pagariam nada. Repare como os jornais, a TV, nunca debatem esse tema. Ou melhor, até debatem, mas quando o fazem é sempre do ponto de vista do andar de cima. É um sinal, não acha?


Sem saber, assim como na extinção da CPMF, fazendo o jogo do inimigo

Você que é classe média, seja sim a favor do combate à corrupção: contra a compra de jornais ditos independentes por políticos que tentam tapear você, manchete após manchete, vendendo como notícia o que é manobra de blindagem. Contra a chantagem de promotores que ameaçam com denúncias para amealhar fortunas. Contra o financiamento privado de campanhas eleitorais, que torna os representantes no parlamento marionetes dos mais diversos interesses empresarias ou de máfias. É óbvio, mas repare que (quase) ninguém defende uma correção radical dessa anomalia.

Classe média, não seja complexado(a). A síndrome de vira-lata em relação ao Brasil é sistematicamente alimentada no contexto de uma estratégia geopolítica. Claro, seja crítico. Mas não seja derrotista, envergonhado. Você nasceu aqui, ou veio viver aqui: defenda seu lugar. Repare que, muitas vezes, o noticiário que você lê, ouve ou vê, embora seja veiculado em português, parece ter sido produzido fora daqui. Não é curioso?

Você que é classe média, seja conservador. Conserve o que vale a pena ser conservado: a Constituição, por exemplo; ou a política de distribuição de renda; ou a excelente concepção do SUS. Lembre que certos tribunos da República de hoje promoveram, há pouco tempo, a compra de votos para aprovar a reeleição presidencial no curso do primeiro mandato do maior interessado na mudança. Isso que é subversão! Note que forçar condenações sem provas e espernear contra o direito de recorrer é inconstitucional. Isso é subversão. Entenda que educação e saúde públicas, universais e de qualidade liberariam seu orçamento de classe média de um grande fardo. Lembre quem derrubou a CPMF [sonegadores, PSDB e DEM], que financiaria a saúde pública. Pense em quem nunca investiu na expansão das universidades federais. Faça esse esforço e você vai perceber que estão tentando fazer você de bobo. Ser feito de bobo da corte parece ser um papel histórico da classe média que você pode romper, para seu próprio benefício.”

FONTE: escrito por Ricardo Muniz no “Brasil 247”   (http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/122129/%C3%80-classe-m%C3%A9dia.htm). [Imagens do Google e trechos entre adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: