sexta-feira, 21 de março de 2014

ÁGUAS DO S. FRANCISCO CHEGARÃO A FORTALEZA NO ANO PRÓXIMO



Obras do Eixão das Águas beneficiam 4,2 milhões de cearenses

"Metade da população do estado do Ceará será beneficiada com as obras do Eixão das Águas, inaugurado na quarta-feira (19) pela presidenta Dilma Rousseff. Segundo o secretário-executivo de recursos hídricos do estado do Ceará, Ramon Rodrigues, 4,2 milhões de habitantes serão atendidos com a infraestrutura hídrica do Eixão das Águas.



O trecho V, inaugurado quarta-feira, compreende um trecho de 57 km e é composto por adutoras, estações elevatórias e reservatórios. O objetivo é garantir abastecimento para a região e também ser aproveitado pelos complexos industriais existentes. A obra abrange os municípios cearenses de Pacatuba, Maracanaú, Caucaia e São Gonçalo do Amarante.

O Eixão das Águas é uma obra fundamental para o estado do Ceará. Ela liga a maior barragem do estado, que é o Açude Castanhão, à região metropolitana de Fortaleza, e se estende – com o trecho V – até o Porto de Pecém. É uma obra para evitar problemas com racionamento e abastecimento de metade da população do estado, que está concentrada na região metropolitana, será beneficiada com essa obra”, afirma.

No total, o "Eixão das Águas" possui 256 km de extensão e recebeu investimento de R$ 1,47 bilhão. Segundo Ramon, o Eixão vai garantir o abastecimento da população, incentivar a atividade industrial da região, mas sobretudo, apresentar alternativas para o enfrentamento efetivo dos efeitos da seca.

Essa é uma obra estruturante para garantir abastecimento, com seca ou sem seca. Para mim, é uma das obras mais importantes no Ceará dos últimos tempos”, disse o secretário."

FONTE: Blog do Planalto" (http://blog.planalto.gov.br/obras-do-eixao-das-aguas-beneficiam-42-milhoes-de-cearenses/).

Nenhum comentário: