quinta-feira, 27 de março de 2014

BIRD/ONU: "BRASIL MOSTRA O CAMINHO NA LUTA CONTRA A POBREZA"




Brasil está mostrando o caminho na luta contra a pobreza, diz presidente do Bird

Para o 
presidente do Banco Mundial (BIRD), Jim Yong Kim, o Brasil está à frente de uma parte fundamental do esforço do Banco Mundial para combater a pobreza pela iniciativa "World Without Poverty"

"O presidente do Banco Mundial (BIRD), Jim Yong Kim, ressaltou, em artigo publicado na segunda-feira (24) no jornal "Valor Econômico", que o Brasil está à frente de parte fundamental do esforço do organismo internacional para combater a pobreza. Isso é possível, segundo ele, por meio da "Iniciativa Brasileira de Aprendizagem para um Mundo sem Pobreza" (WWP, World Without Poverty).

Estou convencido de que podemos acelerar o progresso na luta contra a pobreza e em prol da equidade social, aproveitando os conhecimentos que já existem no mundo inteiro. Fazer isso acontecer não vai ser fácil, mas o Brasil está mostrando o caminho”, afirmou. Jim Yong Kim disse ainda que o "Bolsa Família" já ajudou a inspirar o desenvolvimento de programas e ferramentas similares em muitos países. Ao mesmo tempo, o Brasil pode se beneficiar da aprendizagem sistemática de inovações locais e internacionais.

Confira a íntegra do artigo:

Para um mundo sem pobreza

Por Jim Yong Kim*

"Na medicina, saber qual é o melhor tratamento não é suficiente para garantir a saúde do paciente. Podemos ter prova de sua eficácia e conhecer seu custo relativo e a melhor maneira de realizar o tratamento. Mas se não pudermos fazê-lo porque o serviço é ruim, isso significa que o sistema de saúde falhou.

O mesmo pode ser dito das políticas públicas. Há uma quantidade enorme de pesquisas e dados para fundamentar diversos programas e políticas. Mas até mesmo alguns dos programas mais bem concebidos nunca serão concretizados devido a contratempos durante a implementação.

Esse desafio de implementação é bem conhecido pelos países com os quais o Grupo do Banco Mundial trabalha, bem como pela nossa equipe. Já nos deparamos com inúmeras ideias para combater a pobreza e a desigualdade que não cumpriram suas promessas por falta de capacidade de execução.

Nós estamos tentando remediar essa situação. Estamos realizando grande esforço para coletar e compartilhar, sistematicamente, tudo o que há de conhecimento sobre a implementação de projetos. Para tal, estamos trabalhando com países selecionados para criar "Centros de Ciência da Entrega".

O Brasil está à frente de uma parte fundamental desse esforço por meio da "Iniciativa Brasileira de Aprendizagem para um Mundo sem Pobreza" (WWP, World Without Poverty), uma parceria entre o Banco Mundial, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Brasil, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Neste mês, representantes de alto nível de mais de 70 países tiveram a oportunidade de aprender com a experiência do Brasil e interagir com os formuladores de políticas brasileiros durante o "Fórum Sul-Sul de Seguridade Social e Trabalho", onde ocorreu o lançamento da WWP, no Rio de Janeiro.

O BF foi um dos primeiros programas de transferência condicionada de renda (CCT). Ele teve como ponto de partida os CCT estaduais, buscou também inspiração na abordagem integrada do Programa Progresa do México e se tornou referência para políticas sociais do mundo inteiro. Tendo alcançado um quarto da população - mais de 50 milhões de pessoas - em dez anos, o programa teve impactos positivos na saúde e na educação, tudo em um contexto complexo, descentralizado e com baixos custos administrativos.

O sucesso do "Bolsa Família" (BF) é resultado de investimento sistemático em capacidade de implementação, ferramentas de gestão eficazes e processo constante de aprendizagem e inovação. Há muito a se aprender com isso e com a experiência subsequente, o "Brasil sem Miséria", que se concentra na capacitação, crédito, acesso a serviços públicos e conta com a "Busca Ativa por cidadãos pobres" que ainda não foram cobertos pelo BF. Muitos Estados e municípios estão suplementando os esforços do governo federal por meio da criação de programas complementares e sob medida para suas necessidades específicas, desenvolvendo soluções para problemas de implementação que já perduravam há tempos.

É justificável, portanto, que tudo isso gere enorme interesse na esfera internacional. O "Bolsa Família" já ajudou a inspirar o desenvolvimento de programas e ferramentas similares em muitos países, incluindo o Quênia, a Tanzânia e as Filipinas. Ao mesmo tempo, o Brasil pode se beneficiar da aprendizagem sistemática de inovações locais e internacionais. Já existe volume expressivo de conhecimentos sendo gerados e compartilhados. No entanto, a WWP parte do princípio de que podemos fazer ainda melhor.

Valendo-se das perspectivas e pontos fortes de seus parceiros, a WWP irá apoiar e estimular uma abordagem rigorosa para angariar conhecimentos sobre a aplicação e os resultados de programas sociais e promover o intercâmbio de conhecimento, nacional e internacionalmente. A iniciativa já reuniu experiências da América Latina e da África e vem compartilhando conhecimentos sobre políticas sociais no Brasil, que serão usadas ativamente para ajudar outros países a se adaptarem e se beneficiarem das experiências brasileiras.


Estou convencido de que podemos acelerar o progresso na luta contra a pobreza e em prol da equidade social, aproveitando a vasta experiência e conhecimentos que já existem no mundo inteiro. Fazer isso acontecer não vai ser fácil, mas o Brasil está mostrando o caminho."

FONTE: artigo de (*) Jim Yong Kim, presidente do Banco Mundial/ONU. Transcrito e comentado no "Jornal GGN"  (http://jornalggn.com.br/blog/adriano-s-ribeiro/brasil-esta-mostrando-o-caminho-na-luta-contra-a-pobreza-diz-presidente-do-bird). [Imagens do google adicionadas por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: