domingo, 9 de novembro de 2014

REFINARIA ABREU E LIMA ENTRA EM OPERAÇÃO




Refinaria Abreu e Lima: diversos sistemas e unidades já estão em operação

Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras


"Com o objetivo estratégico de aumentar a oferta de combustíveis principalmente no Nordeste, a Refinaria Abreu e Lima (RNEST) está prestes a operar. Localizada no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco, suas obras atingiram no mês de setembro o avanço físico de 90,2%. O empreendimento é composto de dois trens de refino, tendo o primeiro atingido 95%. A refinaria, que elevará a capacidade nacional de refino em 230 mil barris de petróleo por dia (bpd), está em pre-operação. Assim, vários de seus sistemas e unidades já entraram em operação, obedecendo ao sequenciamento planejado de partida da planta.

Saiba o que já está operando:

• Foi iniciada a operação dos sistemas de utilidades, com a partida da Estação de Tratamento de Águas, do Sistema de Ar Comprimido e da primeira Torre de Resfriamento. O Emissário Submarino, a rede de gás natural e de gás combustível, a tocha principal e parte da Estação de Tratamento de Despejos Industriais (ETDI) também estão em operação.

• As instalações do Porto de Suape para operar os navios de petróleo foram concluídas e o duto que o interliga à refinaria entrou em operação, tendo sido recebida, em setembro de 2014, a primeira carga de petróleo. O petróleo já está armazenado no parque de tanques da refinaria.

• Todas as subestações e equipamentos de distribuição de energia necessários para a partida do primeiro trem de refino já estão em operação.

• As caldeiras a óleo combustível foram acesas e o vapor gerado está sendo utilizado para a sopragem (limpeza) das tubovias e linhas de vapor das unidades de processo.

• A pré-operação da Unidade de Destilação Atmosférica (UDA) e da Unidade de Geração de Hidrogênio (UGH) foram iniciadas em outubro, e as demais unidades de processo (Coqueamento Retardado e Hidrorrefino) logo entrarão em pré-operação.

A Refinaria Abreu e Lima será a nossa refinaria com a maior taxa de conversão de petróleo cru em diesel: a cada 100 barris de petróleo cru processados, 70 barris de diesel S-10 (com baixo teor de enxofre) serão produzidos. No total, a produção de diesel da RNEST será de 161 mil bpd, o que representa cerca de 17% do volume de diesel consumido no Brasil (base: primeiro semestre de 2014).

Ocupando uma área de 6,2 km², o equivalente a 826 campos de futebol, a RNEST possui sistema flexível de processamento, podendo receber tanto cargas de petróleo pesado, de menor valor, quanto cargas de petróleo mais leve. Sua integração às nossas demais refinarias contribuirá para a otimização operacional e logística do parque de refino nacional, colaborando para a redução na importação de derivados."


FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras   (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/refinaria-abreu-e-lima-diversos-sistemas-e-unidades-ja-estao-em-operacao.htm).[Vídeo obtido no portal "Conversa Afiada" (http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2014/11/06/abreu-e-lima-que-beleza-chora-aecio-chora/)].

Nenhum comentário: