quarta-feira, 12 de maio de 2010

CRESCIMENTO ECONÔMICO ELEVA FORTEMENTE A DEMANDA POR TRANSPORTE AÉREO

""Demanda por voos cresce 23%, puxada por Rio e Brasília

O transporte aéreo de passageiros no país registrou crescimento de 23,4% em abril, em comparação com o mesmo período de 2009, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Foi o décimo mês consecutivo de expansão acima de 20%. Também foi a melhor performance para o mês de abril pelo menos desde 2001, conforme dados do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea).

"A demanda continua crescendo por causa do crescimento econômico do país e porque o patamar de comparação estava baixo por causa da crise", diz o consultor Paulo Bittencourt Sampaio.

A presidente da Anac, Solange Paiva Vieira, diz que o crescimento da demanda aérea está sendo puxado pelo Rio de Janeiro e por Brasília. "Desde o ano passado, o crescimento já saiu de São Paulo e está sendo registrado no resto do país, mesmo porque Congonhas e Guarulhos estão com limitação no número de voos autorizados".

A oferta de assentos nos aviões teve aumento de 20% em abril, em relação ao mesmo mês do ano passado. A taxa média de ocupação das aeronaves ficou em 64,7%, ou um aumento de 1,8 ponto porcentual diante do aproveitamento de abril de 2009.

O fluxo de passageiros para o exterior, transportados por companhias brasileiras, recuou 0,22% no mês passado, ante igual período de 2009. É a primeira taxa negativa desde agosto, quando a demanda por voos internacionais teve queda de 3,4%. Foi também o primeiro resultado negativo para o mês de abril desde 2007, quando o fluxo de passageiros transportados ao exterior recuou 38%. A oferta de assentos em voos internacionais teve redução de 4,6% em abril.

A TAM permaneceu na liderança do mercado doméstico em abril, com 42,1% de participação. A Gol, com 40,6%, teve a segunda maior demanda, seguida pela WebJet, com fatia de 5,8%. A Azul continuou na quarta posição (5,5%), seguida pela Avianca Brasil (2,4%) e pela Trip (2,2%).

A demanda de voos internacionais também foi liderada pela TAM, com 85,3% de participação. A Gol ficou com 14,4%.

De janeiro a abril, o fluxo de passageiros transportados no mercado doméstico teve acumula expansão de 32,2%, com crescimento de 20,2% na oferta de assentos. A taxa média de ocupação dos aviões é de 69,9%, um aumento de 6,3 pontos percentuais em relação ao aproveitamento do primeiro quadrimestre do ano passado.

Os voos ao exterior, por sua vez, acumulam alta de 9,5% de janeiro a abril. A oferta de assentos, tem queda acumulada de 0,9%. A taxa de ocupação média das aeronaves ficou em 75,1%, o que representa um aumento de 7,1 pontos percentuais ante o desempenho dos quatro primeiros meses de 2009."

FONTE: reportagem de Alberto Komatsu e Rafael Rosas publicada hoje (12/05) no jornal Valor Econômico [título colocado por este blog].

Nenhum comentário: