segunda-feira, 24 de maio de 2010

FÉ NO BRASIL IMPULSIONA JOVENS À CASA PRÓPRIA

Brizola Neto

"Não faz um mês falei aqui do significado do Feirão da Casa Própria num país que respira otimismo e acredita no seu futuro. O Brasil de verdade, que está crescendo e gerando empregos, e não o dos pessimistas de plantão, que sempre botam pra baixo qualquer fato positivo do país.

Mas queria chamar a atenção de vocês para uma matéria em O Globo que o Feirão da Caixa, que oferece 450 mil imóveis no país todo, está sendo tomado por casais jovens, que já querem começar a vida com a casa própria. Isso é uma tremenda mudança de mentalidade e símbolo da confiança nos novos tempos. Até bem pouco tempo, o sonho da casa própria só podia ser acalentado por quem já estivesse bem estabelecido no trabalho e na carreira para assumir o compromisso de um financiamento de longo prazo, e, mais importante, não perder o imóvel depois de tanto sacrifício.

Agora, os jovens casais não têm este temor. Acreditam que o país continuará crescendo e a perda do emprego deixou de ser um fantasma aterrador. Pode acontecer, mas sabem que, gerando dois milhões de emprego por ano, o Brasil pode reabsorvê-los mais rapidamente no mercado de trabalho. A Caixa interpreta essa maior participação dos jovens pela maior oferta de formas de pagamento e pelo aumento do poder aquisitivo dessa faixa etária.

Antes da abertura do Feirão desse ano, os mutuários até 30 anos já representavam 20% da carteira de habitação da Caixa, no Rio de Janeiro, e os entre 31 e 41 anos chegavam a 50%. Segundo a Caixa, a faixa etária do candidato à casa própria tende a cair ainda mais.

O Brasil é um dos países mais otimistas do mundo quanto ao desempenho econômico esse ano, impressão compartilhada por trabalhadores e empresários. É isso que leva o jovem a não ter medo do futuro.

Talvez desde os anos JK, o Brasil não acreditasse tanto em si mesmo. É muito importante não perder esse sentimento, porque senão o pessoal do “Brasil da roda-presa” vem e bota a casa abaixo."

FONTE: escrito por Brizola Neto e publicado no blog "Tijolaço".

Nenhum comentário: