quarta-feira, 5 de maio de 2010

JUDEUS EUROPEUS DENUNCIAM COLÔNIAS ILEGAIS EM ISRAEL

“Mais de 3.400 judeus de toda a Europa assinaram uma petição condenando a política israelense de colônias na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. A petição foi apresentada ao parlamento europeu na segunda-feira (3) e condena também o apoio incondicional e sistemático ao governo de Israel pelos Estados Unidos e Europa.

O grupo de intelectuais, do qual figuram o filósofo francês Bernard Henri Lévy e o líder do partido Verde no parlamento, Daniel Cohn-Bendit, deplora a política de assentamentos israelenses e qualifica de perigoso o apoio a Telavive.

"Um Chamado à Razão" é o nome da petição, que obteve um significativo número de apoiadores judeus, com amplo destaque na mídia europeia, ainda que acompanhada de acalorados debates, sobretudo entre a comunidade judaica da França.

Na opinião dos autores, as políticas de ocupação na Cisjordânia e em populações árabes de Jerusalém Oriental são moralmente incorretas e alimentam o processo de deslegitimação internacional que enfrenta Israel.

A comunidade de intelectuais judeus na Europa pronunciou-se também contra os ataques do governo israelense e do exército sionista às populações palestinas da Faixa de Gaza, desferidos no começo de 2009.

Ao comparar a investida contra os palestinos com o assédio do gueto de Varsóvia pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, os ativistas judeus reprovaram a posição da União Europeia, no propósito de melhorar as relações com Israel, sem interpor condições em matéria de direitos humanos.

FONTE: publicado no portal “Vermelho”, com informações das agências de notícias “Prensa Latina” e “Deutsche Welle”.

Nenhum comentário: