segunda-feira, 3 de maio de 2010

PAI DOS BRICs ANUNCIA PRIMAVERA DE CRESCIMENTO PARA O BRASIL


O’Neill: brasileiros, aproveitem!

"Pai dos BRICs anuncia primavera de crescimento para o Brasil

Saiu ontem no Estadão, pág. B14, artigo de Jim O’Neill, de título “O mundo avança lentamente para um futuro melhor”.

“Agora prevemos um crescimento de 4,3% para este ano (do PIB mundial), e de 4,4% para o próximo. O crescimento real do PIB mundial nos últimos 25 anos foi de aproximadamente 3,7%, portanto, estamos significativamente acima disto …”

“ … (por causa da) emergência das chamadas economias dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), é que acreditamos que a tendência de crescimento mundial é possivelmente alta. “

“As economias dos três mais populosos países da Ásia, China, Índia e Indonésia, estão mostrando sinais de uma tendência de crescimento maior. Esses três países sozinhos representam cerca de 3 bilhões de pessoas”

“No que se refere à China e à Índia, é concebível que, nos próximos anos, ambas possam crescer perto de 10% … fundamentalmente graças à demanda interna”.
(Em outro ponto, O’Neill já disse que a principal novidade no Brasil é o papel da demanda interna sobre o crescimento – PHA)

“O Brasil exibe inúmeros sinais de uma vitalidade à qual a qual sua grande população não está costumada.”

“Para vocês, no Brasil, o inverno se aproxima, mas não impedirá que desfrutem dos sinais cada vez mais claros de uma saudável primavera. Aproveitem !”

Deve ser por isso que, ontem, a urubóloga Miriam Leitão tratou de água potável. (Ler no Globo memorável artigo (pág. 40): ela contesta a Senadora Kátia Abreu por esse ângulo: a água potável).

Quando veio a crise de setembro de 2008 nos Estados Unidos e a urubóloga Miriam Leitão anunciava, todas as manhãs, no Bom (?) Dia Brasil que o Brasil ia quebrar junto, o Jim O’Neill disse que haver um “decoupling”.

Um “descasamento” – as economias ricas iam sofrer muito e os BRICS iam sofrer pouco e se recuperar rápido. A Miriam não acreditava no “descasamento”.

A crise no Brasil durou sete meses. E a Miriam hoje trata de água potável …

E o Serra, o que o Serra vai dizer na campanha de 2010 ? O que disse na campanha de 2002: que o Brasil ia para o ralo como a Argentina ? O que provocou lágrimas copiosas nas reginas duartes ?

Por falar nisso: o que pensa esse rapaz ?"

FONTE: escrito pelo jornalista Paulo Henrique Amorim e publicado em seu portal "Conversa Afiada" [pequenas observações entre colchetes e adaptações nos tempos dos verbos (o texto foi publicado por PHA ontem) feitas por este blog].

Nenhum comentário: