quarta-feira, 5 de maio de 2010

PELOS ARGUMENTOS DA OPOSIÇÃO E DA MÍDIA TUCANA, RORIZ, ARRUDA, QUÉRCIA, SERRA “SÃO MAIS PREPARADOS E COMPETENTES”

Chego a essa conclusão ao ler as declarações de Quércia no seguinte texto de Brizola Neto:

Quércia mostra “equilíbrio” que diz que Dilma não tem





Que maravilha, a campanha de Dilma Rousseff ganhou um reforço! Ele veio com o artigo que Quércia escreveu hoje na Folha de S.Paulo defendendo o apoio a José Serra. Com sua pouca popularidade e o repúdio eleitoral manifestado nas últimas eleições em que participou, sua declaração de voto é um tiro pela culatra. Os marqueteiros de Serra devem estar de cabelo em pé.

O artigo de Quércia me fez lembrar de quando Lula disse no debate eleitoral do primeiro turno das eleições presidenciais de 1989 que Maluf era um “político competente, porque compete, compete, e sempre perde”. A comparação brincalhona cairia muito bem em Orestes Quércia, que tentou desmerecer a candidatura de Dilma à Presidência por falta de experiência contra um José Serra ex-constituinte, ex-senador, ex-ministro do Planejamento e da Saúde, ex-prefeito e ex-governador. Se Serra tivesse sido síndico do seu prédio, Quércia também arrolaria essa informação.

Quércia usa seu próprio currículo para defender sua tese. Lembra que foi vereador, prefeito de Campinas, senador por São Paulo, vice-governador e governador de São Paulo. É aí que o argumento de Quércia vai pro brejo. Se ocupar cargos como ele defende fosse pressuposto para ser presidente, ele já estaria no Planalto há tempos. Mas depois de ser governador, Quércia não se elegeu para mais nada. Possivelmente, nem para síndico de prédio.

Depois disso, Quercia disputou quatro eleições e em três delas não alcançou 5% dos votos, e só quando se lançou ao Senado chegou a 15%.

Experiência é bom, mas está longe de ser tudo. Lula, por exemplo, só teve um mandato de deputado federal antes de ser Presidente. E se saiu tão bem que até o Serra faz questão de elogiar, não é?

Quércia tenta desqualificar a candidata usando juízos de valor que estão em sua cabeça. “Percebe-se claramente, em sua fala belicosa e na completa ausência de tato na abordagem de questões políticas, que faltam eleições e mandatos em sua biografia”, escreveu ele.

A propósito disso, posto o vídeo acima em que Quércia revela todo o seu “equilíbrio”, “fala amistosa”, “tato na abordagem” de questões políticas e experiência adquirida em sua extensa biografia, ao ser questionado sobre denúncias de corrupção em seu governo, no programa “Roda Viva.”

FONTE: escrito por Brizola Neto e publicado em seu blog “Tijolaço” [título colocado por este blog democracia&política] .

Nenhum comentário: