segunda-feira, 10 de maio de 2010

A RETOMADA DA INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA

"Investimentos na indústria naval ajudam a gerar emprego, diz Lula

Ao comentar o lançamento do primeiro navio petroleiro construído no Brasil nos últimos 13 anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (10) que investir na indústria naval vai ajudar o país a gerar empregos.

Em seu programa semanal Café com o Presidente, ele lembrou que, na década de 70, o Brasil era o segundo país na produção de navios, perdendo apenas para o Japão e com um total de 50 mil trabalhadores no setor. Em 2000, o número de operários caiu para 1.900 e, atualmente, voltou a subir para 45 mil.

“Alguns diziam que, nesse mundo globalizado, o Brasil não deveria produzir navio, deveria comprar da Coréia, da China, porque era mais barato. E nós defendíamos a idéia de que era preciso comprar aqui, primeiro para que a gente não perdesse a nossa tecnologia”, disse, ao destacar a geração de empregos sobretudo na indústria siderúrgica.

O nome do navio – João Cândido – foi dado em homenagem ao marinheiro que liderou a Revolta da Chibata em 1910. Segundo Lula, o petroleiro tem duas vezes e meia o tamanho do Maracanã, no Rio de Janeiro. De acordo com o presidente, outros dois navios já foram projetados – Celso Furtado, em homenagem ao economista brasileiro, e Zumbi dos Palmares.

“Temos muito estaleiro. Temos estaleiro no Rio de Janeiro, em Pernambuco, no Rio Grande, no Rio Grande do Sul, estamos fazendo estaleiro na Bahia, no Ceará e vamos fazer estaleiro onde for necessário porque, com isso, o Brasil ganha muito”, disse. “Nós estamos construindo uma poderosa estrutura para termos uma poderosa indústria naval neste país. Nós queremos ser exportadores de sondas, de plataformas e de navios”, completou."

FONTE:
reportagem de Paula Laboissière publicada hoje (10/05) pela Agência Brasil.

Um comentário:

Probus disse...

Indústria ferroviária deve produzir 2.500 vagões e 550 carros em 2010

São Paulo, maio de 2010 - O setor ferroviário brasileiro vem se desenvolvendo, ano após ano. Na área do transporte de carga, em função dos vultosos investimentos feitos pelas concessionárias, na via permanente e no material rodante, a indústria ferroviária nacional ressurgiu e também investiu em expansões de fábricas e inovação tecnológica, com o objetivo de atender às concessionárias em seus crescentes volumes de transporte.
Além disso, o governo tem estimulado a expansão da malha, com vários projetos em execução. “Até 2020, deveremos atingir 40 mil quilômetros de ferrovia de carga, quase 40% a mais que os atuais 29 mil”, diz Vicente Abate, presidente da Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), entidade que apoia a realização da Feira Negócios nos Trilhos 2010, que acontecerá no período de 09 a 11 de novembro, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo.

http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8775:industria-ferroviaria-deve-produzir-2500-vagoes-e-550-carros-em-2010&catid=50:cat-demais&Itemid=331

Ishibras será reaberto como
estaleiro 'Inhaúma'

O Rio de Janeiro vai ganhar mais um grande emprendimento na área naval e offshore: o Estaleiro Inhaúma, que ocupará as antigas instalações do Ishibras, arrendado pela Petrobras no bairro do Caju, Zona Portuária. A retomada das operações do estaleiro, que será usado para construção e reparos de sondas e plataformas a serem utilizadas na exploração de petróleo na camada do pré-sal, deverá gerar cerca de cinco mil empregos diretos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10), pelo governador Sergio Cabral e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico,Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), Júlio Bueno, na abertura do seminário “Balanço do Setor Naval e Offshore”, promovido pela Sedeis.

http://portosenavios.com.br/site/noticiario/industria-naval/2921-ishibras-sera-reaberto-como-estaleiro-inhauma