quinta-feira, 7 de outubro de 2010

BRASIL 2022: O FUTURO PASSADO

“Um exercício de imaginação remete ao ano de 2022. Escutamos notícias de Brasília. "O Brasil volta a ostentar um dos mais altos índices de desigualdade social do mundo. No primeiro trimestre deste ano, a massa salarial recuou 7% e a taxa de desemprego voltou a subir nas regiões metropolitanas. O Ministro da Fazenda confirmou o pedido de socorro que o governo brasileiro enviará ao FMI, visando saldar compromissos da União. Enquanto isso, o ex-presidente José Serra palestra no Instituto Millenium.

O artigo é de Vinicus Wu.



NOTÍCIAS DE BRASÍLIA, Brasília, 07 de Setembro de 2022.

1. Hoje comemoramos 200 anos de Brasil independente. Comemorar talvez não seja uma palavra oportuna para a ocasião. Afinal, o Brasil volta a ostentar um dos mais altos índices de desigualdade social do mundo. No primeiro trimestre deste ano, a massa salarial recuou 7% e a taxa de desemprego voltou a subir nas regiões metropolitanas.

2. Ontem, o Ministro da Fazenda confirmou o pedido de socorro que o governo brasileiro enviará ao FMI, visando saldar compromissos da União. O órgão já adiantou que a autorização de crédito será feita mediante a adesão do país ao pacote de medidas que o Fundo propôs recentemente aos países que integram o G20.

3. No plano internacional, o Brasil deverá convidar o governo norte-americano para intermediar o recente conflito com a Bolívia, que recentemente interrompeu o fornecimento de gás ao país. Os transtornos causados pela interrupção devem ser agravados pelo novo apagão que o país pode enfrentar na próxima semana.

4. Ainda na próxima semana, um novo lote de ações da antiga Petrobrás será disponibilizado no mercado de capitais. É grande a expectativa dos investidores. Após a queda dos papéis da empresa, sinais de recuperação começam a ser percebidos pelos analistas de mercado.

5. A greve que paralisa as Universidades Federais há 4 meses deve terminar nesta semana, após a decisão da Justiça que autoriza o governo cortar o ponto dos grevistas. O impasse com a categoria – em protesto pelo corte de recursos para as Universidades Federais – entretanto, continua.

6. O ex-presidente José Serra foi o principal palestrante do seminário promovido pelo Instituto Millenium, ontem no Rio de Janeiro. O ex-Presidente negou que seu governo tenha bloqueado a aprovação do projeto de Reforma Política, que há dez anos tramita no Congresso Nacional.

7. A economia brasileira perde duas posições no Ranking das maiores economias do mundo. O país situa-se, agora, atrás da África do Sul, que obteve crescimento de 9% no ultimo ano.”


Os tucanos têm toda razão ao afirmarem que não devemos debater o passado. É hora de o Brasil debruçar-se sobre seu futuro. Para que essas notícias jamais sejam publicadas, por nenhum jornal brasileiro, é fundamental a continuidade e o avanço do atual projeto de desenvolvimento econômico e social.”

FONTE: escrito por Vinicius Wu e publicado no site “Carta Maior” (http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17030).

Nenhum comentário: