quinta-feira, 28 de outubro de 2010

GORBACHEV PREVÊ DERROTA DOS EUA NO AFEGANISTÃO

EXPERIENTE NO ASSUNTO, GORBACHEV PREVÊ DERROTA NO AFEGANISTÃO

Em entrevista à emissora de televisão britânica BBC quarta-feira (27), o ex-presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev afirmou que os Estados Unidos não têm perspectivas de vitória na ocupação do Afeganistão. O ex-dirigente tem experiência no assunto, já que durante sua administração a União Soviética bateu em retirada do país asiático.

Gorbachev disse na entrevista que considera a vitória da aliança militar liderada pelos Estados Unidos no país "impossível".

"A vitória é impossível no Afeganistão, e Obama está certo em retirar as tropas. Não importa o quão difícil isso será", avalia o dirigente que viu seu país ser enganado com um acordo entre partes envolvidas no Afeganistão, no fim da década de 1980.

À frente da antiga União Soviética, Gorbachev tomou a decisão de sair do Afeganistão depois de uma ocupação de dez anos, em 1989. O acordo que propiciou a retirada, feito com o Irã, Índia, Paquistão e os Estados Unidos, previa a consolidação do então governo afegão e a cessação da ajuda militar aos insurgentes treinados pelos Estados Unidos.

No entanto, Gorbachev foi ludibriado. "Nós esperávamos que os Estados Unidos respeitassem o acordo a que chegamos de que o Afeganistão deveria ser um país neutro e democrático, que teria boas relações com seus vizinhos, assim como com os americanos e com os soviéticos", desabafou.

Para Gorbachev, é mais difícil para os Estados Unidos resolverem a situação do país atualmente, já que, depois de terem apoiado um acordo de paz, treinaram os militantes que "hoje aterrorizam o Afeganistão e cada vez mais o Paquistão".

"Qual é a alternativa? Outro Vietnã? Mandar mais 500.000 soldados? Isso não funcionaria", opinou. Segundo ele, o melhor que a Otan poderia alcançar seria ajudar o Afeganistão a se "recuperar" e se "reconstruir" após a guerra.”

FONTE: portal Vermelho (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=140289&id_secao=9).

Nenhum comentário: