"A Embraer Aviação Comercial celebra neste mês de março os dez anos das primeiras entregas da família de E-Jet. Os primeiros aviões, modelo E170, foram entregues no dia 8 daquele mês à LOT Polish Airlines, da Polônia, e à US Airways, cliente-lançador do jato nos Estados Unidos. Coube à empresa aérea polonesa, no entanto, ser a primeira a operar o E170 em um voo regular, realizado no dia 17 de março de 2004 entre as cidades de Varsóvia, na Polônia, e Viena, na Áustria.
“Os E-Jet revolucionaram o mercado de jatos de médio porte ao incorporar cabine com maior espaço interno, proporcionando mais conforto para os passageiros, e ao possibilitar versatilidade de uso aos operadores, permitindo otimizar o gerenciamento de suas frotas de aeronaves”, disse Paulo Cesar Silva, Presidente & CEO, da Embraer Aviação Comercial. “Nestes dez anos continuamos trabalhando e melhorando esta família de jatos, aprimorando seu desempenho e reduzindo o custo operacional, garantindo assim que os nossos clientes tenham o melhor produto do mercado na categoria de jatos até 130 assentos, aliado a um dos melhores serviços de suporte à operação da indústria.”
A Embraer é a única fabricante a ter desenvolvido uma família de quatro modernos aviões especificamente para o segmento de 70 a 130 assentos. Desde o lançamento formal do programa, em 1999, os E-Jet redefiniram o conceito tradicional de aeronaves regionais ao operarem em outros tipos de mercados. Atualmente, os E-Jet voam com empresas aéreas tradicionais, de baixo custo e regionais, além de serviços programados de turismo.
Em setembro de 2013, a Embraer entregou o 1000º jato produzido da família de E-Jet. A aeronave, um jato E175, foi entregue à Republic Airlines, subsidiária da Republic Airways Holdings Inc. No mesmo ano, a frota de E-Jet ultrapassou a marca de 10 milhões de horas voadas, transportando cerca de 540 milhões de passageiros.
Além da eficiência comprovada, com índice médio de conclusão de missão de 99,9% e a realização de mais de sete milhões de ciclos de voo, os E-Jet possuem uma rede global de suporte e serviços ao cliente estrategicamente localizada, que inclui 37 centros de serviços de manutenção (MRO) em todo o mundo, sendo 12 autorizados e 25 independentes.
Os E-Jet detêm atualmente 50% de participação de mercado em encomendas e 62% das entregas no segmento de jatos de 70 a 130 assentos. Atualmente, os E-Jet operam com 65 empresas aéreas em 45 países. Em junho de 2013, a Embraer lançou a segunda geração da família, os E-Jet E2, que deverão entrar em serviço em 2018."
FONTE: site "DefesaNet" (http://www.defesanet.com.br/embraer/noticia/14465/Embraer-celebra-10-anos-das-primeiras-entregas-de-E-Jets/).
COMPLEMENTAÇÃO
Do "O Estado de São Paulo"
Embraer muda asa de jato e chega à versão que consome menos combustível
Embraer muda asa de jato e chega à versão que consome menos combustível
"A Embraer apresentou quarta-feira (12) um novo jato que proporciona, em relação a seu antecessor, uma economia de até 6,4% no consumo de combustível - um dos itens de maior preocupação entre as companhias aéreas em todo o mundo. A nova versão do E175, de até 88 assentos, é estratégica para a fabricante brasileira, já que funcionará como uma transição até a entrega da nova geração de jatos comerciais.
O lançamento é visto como uma "repaginada" do modelo original, com o acréscimo de melhorias aerodinâmicas. A nova ponta da asa (chamada de wingtip, em inglês) foi anunciada como um dos principais destaques. Embora continue curvada para cima, ela é maior e mais inclinada, para reduzir o arrasto (atrito entre o avião e o vento). "Tínhamos a melhor e mais moderna aeronave, mas com maior consumo de combustível; com as melhorias, isso mudou", afirmou o presidente da Embraer Aviação Comercial, Paulo César Silva. Fulvio Delicato, sócio-diretor da "Delicato Consultoria" e ex-Embraer, explica que o lançamento da empresa brasileira acompanha o movimento de outros dois grandes fabricantes, a Airbus e a Boeing (com a linha 737 Next Generation). "O pensamento dessas empresas ao apresentar seus novos modelos foi: não é hora de lançar algo 100% diferente no mercado, e sim de atender aos anseios de economia de combustível e entregar mais valor aos donos das empresas aéreas." Isso significa produzir aeronaves mais eficientes, menos barulhentas e menos poluentes, explica.
Apesar de a ideia da Embraer não ser inédita, o novo E175 está sozinho no mercado, pois é o avião da categoria de 70 a 90 assentos que apresenta o menor custo operacional, segundo a empresa.
A "reforma" da aeronave envolveu estudo de novas tecnologias. Entre elas estão softwares que controlam a queima de combustível, evitando a perda do material. Além disso, a modificação da asa foi conseguida por meio de ensaios computacionais, que verificaram a eficiência em relação à asa antiga.
Recepção
O E175 foi o jato mais vendido de sua categoria em 2013, quando recebeu 177 pedidos firmes (dos quais parte já foi entregue), além de 60 reconfirmáveis e 277 opções de quatro companhias aéreas dos EUA - Republic Airways, United Airlines, Skywest e American Airlines.
Dos 177 pedidos, cerca de 140 serão entregues na nova versão, que tem preço de tabela de US$ 43,5 milhões, acima dos US$ 43,1 milhões da versão anterior. O presidente da Embraer avalia que, entre 2015 e 2017, novas encomendas devem ser fechadas nos EUA - principal mercado para esse tipo de aeronave - entre conversão de opções e novas encomendas. Há também a expectativa de substituição de aeronaves antigas, com mais de 20 anos, e de aviões menores, de 50 assentos, pelos E175.
A primeira entrega do E175 contendo o pacote completo de modificações está prevista para as próximas semanas, segundo a Embraer. A companhia aérea que receberá o jato será a United Express, empresa de aviação regional da United Airlines.
Por ora, o novo jato da Embraer será o líder em sua classe - com a economia de combustível que superou os 5% estimados anteriormente. Mas, entre quatro e seis anos, concorrentes diretos vão surgir, segundo Delicato. Ao sair na frente, a Embraer espera ganhar o mercado."
FONTE da complementação: do "O Estado de São Paulo". Transcrito no portal da FAB (http://www.fab.mil.br/notimp#n71741). [Imagem do google adicionada por este blog 'democracia&política'].
A primeira entrega do E175 contendo o pacote completo de modificações está prevista para as próximas semanas, segundo a Embraer. A companhia aérea que receberá o jato será a United Express, empresa de aviação regional da United Airlines.
Por ora, o novo jato da Embraer será o líder em sua classe - com a economia de combustível que superou os 5% estimados anteriormente. Mas, entre quatro e seis anos, concorrentes diretos vão surgir, segundo Delicato. Ao sair na frente, a Embraer espera ganhar o mercado."
FONTE da complementação: do "O Estado de São Paulo". Transcrito no portal da FAB (http://www.fab.mil.br/notimp#n71741). [Imagem do google adicionada por este blog 'democracia&política'].
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